Se procura um equipamento que dobra na vertical, tem duas opções. Ou vai para o Galaxy Z Flip que é uma das melhores opções, ou escolha o Razr da Motorola. No entanto isto pode mudar em breve. Já vimos alguns fabricantes a patentearem equipamentos do género nós últimos tempos. Mas nada de muito impressionante. Agora foi a vez de chegar à Internet uma patente da OPPO que mostra a abordagem deste fabricante aos dobráveis.
OPPO prepara abordagem aos dobráveis com uma grande falta!
Esta patente foi submetida na World Intellectual Property Organization (WIPO) e foi aprovada e publicada no mês de Setembro. De acordo com os documentos, o smartphone dobrável aposta numa dobradiça especial que permite ao equipamento ser fixado em quatro ângulos diferentes.
As renderizações feitas pelo LetsGoDigital baseadas na patente mostram que a aposta da OPPO não tem nenhum ecrã exterior. Isto pode ser mau. É que quando está dobrado na consegue ver quem le está a ligar. Nem consegue ver uma pré-visualização de nenhuma mensagem. Assim terá sempre de abrir o smartphone. Isto é de facto uma abordagem diferente dos outros equipamentos que estão no mercado.
Na parte interior já é um equipamento mais normal. Por exemplo, aposta num furo no centro do ecrã.
Esta renderização mostra o dispositivo OPPO com três câmaras traseiras, mesmo que o diagrama da patente não revele o número.
Mas há mais novidades relativas à OPPO. O conhecido site 91Mobiles descobriu uma patente que sugere que a Oppo vai mesmo apostar neste design. Assim conseguimos ver um smartphone com uma câmara traseira que pode ser removida. Tem dois sensores e diversas opções de conetividade como USB-C, Wi-Fi e Bluetooth. Entretanto para tirar selfies, terá de ficar este acessório na parte frontal do dispositivo.
Mas para além das selfies, este sistema abre outra possibilidade interessante. É que poderemos manter o mesmo smartphone, mas atualizar a capacidade das câmaras, comprando apenas um novo módulo.
A patente revela ainda que este módulo terá ainda a sua própria bateria.
Não se sabe quando é que a Oppo vai implementar esta ideia. No entanto é uma boa alternativa às câmaras escondidas no ecrã.
Os smartphones modulares são interessantes mas nunca foram bem aceites
No passado alguns fabricantes já apostaram em smartphones modulares. A LG já o fez e a Motorola também. No entanto, nunca teve muito sucesso.
Ainda assim isto não quer dizer que a OPPO não tenha sucesso. Pelo contrário. O mercado está a precisar de coisas novas. Esta abordagem das câmaras traseiras é boa. Mas será ainda melhor se der para utilizar este módulo, sem estar acoplado ao smartphone. Dá origem a fotos mais giras.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!