A OPPO, apesar de algumas falhas, está a fazer um grande regresso à Europa desde que os problemas com as patentes ficaram para trás das costas. É exatamente por isso que tivemos o lançamento do Find X8 Pro antes do final de 2024, e tivemos agora o lançamento dos novos Reno 13 no primeiro trimestre de 2025.
Mas, além daquilo que já foi feito, é também boa ideia ter uma noção dos planos para o futuro imediato. Sendo exatamente por isso que fizemos uma entrevista a dois responsáveis importantes da OPPO, ambos presentes no evento de lançamento dos Reno 13 em Milão.
OPPO – Como está a correr o regresso? Qual é o objetivo?
Portanto, caso não saiba, apesar do impacto da pandemia de COVID, e dos problemas que a OPPO teve com o mercado Europeu, a empresa Chinesa aumentou o investimento no velho continente em qualquer coisa como 500%. Um número que deve ser repetido nos próximos 3 anos, naquilo que é uma OPPO com grande vontade de conquistar o consumidor Europeu.
O que significa este investimento?
Bem, vamos ver mais produtos, melhores ofertas de lançamento, bem como um maior investimento em equipas e em estratégias de marketing. A OPPO sabe que ultrapassar a Apple, Samsung e Xiaomi não é fácil nesta altura do campeonato, porém, está pronta a investir forte e feio para conseguir bons resultados.
Qual é o objetivo?
Isto é interessante, mas não parece existir um objetivo definido. A OPPO prefere uma estratégia mais flexível, que possa ser modificada a qualquer momento. Porém, existem planos para mudar a estratégia para algo um pouco mais global, porque neste momento, em vários produtos, existe um foco muito maior no mercado Chinês.
Por isso, a OPPO tem várias equipas prontas a responder aos maiores desafios de cada região, e claro, agilidade para os resolver.
No fundo, o objetivo é de apenas crescer. Quanto? Logo se vê.
Onde andam os dobráveis?
Infelizmente, o Oppo Find N5 não vem para a Europa. Nem o Find N5, nem um hipotético novo OnePlus Open 2. O grupo vai usar o ano de 2025 como um ano de pausa, e em 2026, está a planear lançar produtos diferenciados, capazes de conquistar o público Europeu.
É uma pena… O Find N5 é de facto um smartphone dobrável muito bonito.
Inteligência Artificial
A OPPO já tem Gemini na Europa, e também conta com o DeepSeek na China. Mas, não parece existir uma parceria fechado para o futuro. Este é um mercado em evolução, e como tal, tudo pode acontecer.
Além disso, a OPPO quer desenvolver as suas próprias tecnologias, porque acredita que a iA tem de fazer muita coisa sozinha dentro do telemóvel.
Resistência é um assunto muito importante para os Europeus!?
A OPPO passou a mensagem de que os smartphones pensados para o mercado Europeu têm de facto de ser mais resistentes do que aquilo que é normal. Este foi um dos grandes focos da fabricante com a gama Reno 13.
O modelo Pro é mais flexível, é mais resistente a quedas, e como tal, agora até consegue tirar fotos debaixo de água sem qualquer proteção extra. (Porém, não tente fazer brincadeiras com água salgada. Vai correr mal).
A OPPO está com medo dos Estados Unidos (Donald Trump)?
Os Estados Unidos vestiram uma nova pela com a tomada de posse de Donald Trump. A potência mundial está a disparar para todos os lados, e como é natural, a China é sempre um alvo.
Dito isto, a OPPO não parece estar muito preocupada com uma repetição daquilo que aconteceu com a HUAWEI. É uma história completamente diferente. (Afinal, como deve saber, a HUAWEI não sofreu por causa dos seus smartphones, mas sim pelo seu domínio das redes 4G e 5G).
Antes de mais nada, o que pensa sobre a aposta da OPPO na Europa? Está a correr bem? É preciso fazer mais? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.