Oppo: Cheirava a esturro, agora cheira a queimado

Como noticiámos há alguns dias atrás, a Oppo está no meio de uma situação complicada no mercado Europeu, com vários rumores a apontar para um abandono de vários mercados chave, onde temos de salientar a França, onde já começou a acontecer algumas coisas estranhas.

Pois bem, agora temos um outro desenvolvimento preocupante. A Oppo decidiu fechar a Zeku.

Oppo: Cheirava a esturro, agora cheira a queimado

Portanto, caso o nome Zeku não lhe diga nada, estamos a falar da unidade de design de chips da gigante Oppo.

Sim, os smartphones Oppo têm chips desenhados pela própria empresa a funcionar em conjunto com o SoC Qualcomm Snapdragon. Mais concretamente, esta divisão, com mais de 3000 mil empregados, era a responsável pelo design e performance do chip Marisilicon X, que faz o processamento (na realidade coprocessamento) de imagem em cada captura que faz a partir de um smartphone Oppo de gama alta.

Porém, apesar de este fecho ser preocupante, principalmente se o juntarmos a tudo o resto. A realidade é que a Oppo não é a única empresa a meter equipas de design de chips na rua, ou dissolver departamentos focados neste tipo de produção. O mundo dos chips está ainda em recuperação. Aliás, a própria Oppo está a sofrer nas vendas, ao enviar menos 22% de aparelhos para as prateleiras no ano passado.

Temos de esperar por algum tipo de explicação. Afinal, apesar da forte aposta da Oppo no mercado Europeu, já é muita coisa a colocar pontos de interrogação na cabeça dos consumidores. Pessoalmente, espero que isto não seja mesmo o fim da Oppo no mercado! Porque é uma fabricante capaz de fazer smartphones incríveis, e aquilo que o mercado precisa é de concorrência, e não de um duopólio encabeçado pela Samsung e Apple.

Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também