Caso não saiba, a pandemia COVID-19 representou um desafio para o sistema socioeconómico global. Afinal, depois de passado o temor inicial, começaram (e ainda continuam) a acumular-se as evidências que mostram a importância das tecnologias digitais! Nomeadamente para combater o isolamento, disseminar medidas profiláticas e facilitar o funcionamento dos sistemas económicos.
Por isso mesmo, temos um conjunto (muito) significativo de desenvolvimentos digitais. Que têm sido usados por várias entidades, como governos, de forma a terem algum controlo sobre a pandemia. Vamos perceber quais e como?
Pandemia trouxe oportunidades para empresas de tecnologia!
Portanto, este tipo de tecnologia tem contribuído para garantir uma maior transparência e fiabilidade das informações aos cidadãos. Medindo a propagação do vírus, divulgando informações em tempo real e facilitando esquemas de diagnóstico, prevenção e mitigação!
O que geralmente contribui para o achatamento das curvas de contágio.
Uma rápida revisão desse tipo de iniciativas revela a enorme oportunidade que a América Latina tem de atuar nesta conjuntura em termos de desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, é importante questionar a posição da região quanto ao grau de prontidão da sua infraestrutura digital. Mas também o nível de digitalização para enfrentar esses desafios.
Os desafios dos países têm a ver com o desenvolvimento da infraestrutura digital; a transformação da economia e do governo em esquemas tecnológicos; cultura, inclusão e competências digitais; um mercado digital regional e governança para a sociedade da informação.
Afinal, enquanto a economia real da região está repleta de problemas, a economia digital tem um enorme potencial!
Afinal, apoiada por algumas das mais altas taxas de penetração da Internet e envolvimento nas redes sociais. No entanto, apesar da oportunidade do mercado atraente, o ecossistema de startups é desanimador. A maioria dos fundadores não pensa em grande. Tenta-se importar ideias sem resolver os problemas reais locais. Não há talento técnico suficiente para apoiar a criação de grandes empresas. E não existem histórias de sucesso suficientes, para galvanizar fundadores e engenheiros.
Entretanto, caso não saiba, a América Latina é uma das maiores economias do mundo, com 600 milhões de pessoas e $6T de PIB. Para colocar o tamanho da economia da América Latina em contexto… É 2x o tamanho da Índia, a população é o dobro da dos EUA e o PIB é 40% da China. Contudo, a penetração do comércio eletrónico é de apenas 6%. Tudo devido à falta de inovação na infraestrutura de entrega e à falta de acesso a pagamentos online.
Pois bem, este cenário oferece oportunidades para que as empresas portuguesas ofereçam experiências de consumo melhores. Afinal, a região conta com uma franja importante da população que cresceu com a internet e os dispositivos móveis.
Assim, os países da América Latina têm algumas das taxas mais altas de envolvimento do mundo, com média de >8 horas por dia de uso da Internet. Fato relevante é igualmente contar com uma classe média em crescimento, ávida de consumir. Com serviços como os de uma agência SEO Portugal pode oferecer uma importante contribuição, portanto, para o mercado da América Latina.
Embora 2020 fique para a história como um dos anos mais tumultuosos para o setor de retail da América Latina. Este também será lembrado como o ano em que a região teve o mercado de comércio eletrónico que mais cresceu no mundo!
Mas onde estão as oportunidades para as empresas Portuguesas? A seguir, apresentamos algumas das áreas mais promissoras:
- 1. Serviços financeiros: assiste-se a novas tendências globais de consumo: bancos inovadores; insuretech; compre-agora-pague-depois; negociação de ações; pagamentos; e criptomoedas. Também existem oportunidades particulares como o financiamento de motociclos para a economia “uber”; crédito embutido; carteiras móveis.
- 2. Internet para o consumidor: oportunidades atraentes nas maiores áreas de consumo e é certo que o comércio eletrónico florescerá de uma forma distinta do mundo Ocidental, com business models mais semelhantes aos chineses.
- 3. Saúde: Tanto o setor de seguros médicos como a área da telemedicina serão forçosamente remodeladas pela tecnologia.
- 4. Educação: A oportunidade é enorme para a tecnologia revolucionar o sistema de educação vigente na América Latina.
Mas as ideias mais interessantes costumam ser as mais inesperadas. Em suma, todas estas oportunidades na América Latina servirão para as empresas portugueses para nutrir uma região que está lentamente a florescer.
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