Muito se tem falado das questões relativas à Netflix. A maioria das notícias fala de uma queda abrupta no número de subscritores. Outras falam da caça a quem partilha contas. Mas na realidade há muitos pormenores ignorados nos artigos sobre a Netflix e é disso que vou falar nesta opinião. E de facto propositadamente ou não, as verdadeiras razões da queda estão a ser deixadas de fora.
Opinião: Netflix – mais um prego num caixão quase fechado!
Logo à partida os conteúdos da Netflix deixam muito a desejar. Pelo menos no que diz respeito à altura em que as produções chegam aos utilizadores. Aliás as plataformas piratas, embora ilegais, têm estado dois anos à frente da Netflix no que diz respeito ao lançamento de novos conteúdos e organização.
O outro prego no caixão é que a Netflix quer saber mais do que nós aquilo que queremos ver. Para além disso, não permite pesquisar por género de filme, data ou país de origem.
Entretanto os novos filmes produzidos abordam questões políticas ou outras que sabem que à partida irão tocar no assunto das minorias ganhando assim a simpatia do público.
Para além disso, as pessoas são servidas em muitos casos com aquilo que não querem. Quem gosta apenas de carne, acaba por ser servido com uma grande quantidade de pratos peixe. Isto para não me referir a outras situações. Ou seja, as pessoas são servidas com aquilo que a Netflix quer empurrar e acaba por não deixar as pessoas fazerem as suas próprias escolhas.
Mas a que se devem os problemas na Netflix?
Os artigos que circulam na Internet falam de problemas técnicos, ou do efeito da pandemia na plataforma, ou da concorrência. No entanto ignoram o elefante na sala. Isto porque a maioria das pessoas considera que a Netflix é demasiado grande para cair e assim pode-se dar ao luxo de desrespeitar os clientes pagadores.
Atenção. Eu queria ser um cliente pagador e dar-lhes o meu dinheiro. De facto, é fantástico que tenham uma aplicação nativa que corra em tentas plataformas. No entanto, parece que a Netflix está mais interessada numa cruzada política do que na retenção de clientes.
Para tornar tudo ainda pior estamos a viver uma espécie de recessão. A Netflix neste momento conta com três tipos de clientes. Aqueles que estão por inércia, por terem crianças ou porque querem gastar dinheiro. Agora que começaram com a caça a quem partilha as passwords podem correr o risco de chatear os clientes que estão lá por inércia. E isso pode ser desastroso e o tiro final.
Disclaimer: Este artigo pode conter pontos de vista pessoais do autor
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!