Eu tenho a perfeita noção de que portais de tecnologia como a Leak.pt existem aos pontapés, e na realidade, nem todos são 100% honestos com os seus leitores nas reviews que vão lançando ao longo do ano, porque quer queiramos quer não, existem sempre interesses por detrás. (Como em qualquer mercado ou indústria!)
Sendo exatamente por isso que depende sempre de si, caro leitor, saber escolher o que quer ou deve ler.
Mas… Além dos sites “especializados”, se há coisa que nunca percebi neste mundo da tecnologia, é mesmo o facto de as marcas ADORAREM enviar pacotes com os seus mais recentes produtos para vários tipos de personalidades famosas na sua região, personalidades normalmente conhecidas como Influencers (Influenciadores) para tentar uma forma de marketing mais barata, mas, ainda assim, aparentemente mais eficaz na conquista de novos potenciais clientes.
O que me faz questionar… Alguém compra um telemóvel, ou qualquer outro tipo de produto tão caro como é o smartphone premium em 2024, porque um qualquer influenciador fez um vÃdeo para as redes sociais a receber uma caixa?
Uma caixa que foi obviamente dada, e que provavelmente não veio só com o produto propriamente dito? Mas… Isto faz algum sentido!?
(Especial) Confia nos influencers? Ao ponto de comprar algo? Afinal… Quando tudo é bom, será que é mesmo?
O que é um influenciador (Influencer)?
- O mercado global do Marketing de Influência atingiu os 16 mil milhões de dólares em 2022. Números incrÃveis, e que deverão crescer ainda mais à medida que vamos evoluÃndo para uma era cada vez mais digital.
- É exatamente por isto que as empresas apostam cada vez mais neste tipo de personalidade! Afinal, para quê gastar dinheiro em campanhas mais tradicionais, quando é possÃvel fazer um acordo com uma pessoa singular capaz de comandar milhares, ou dezenas de milhares de potenciais consumidores?
- Ou seja, Um digital influencer não é apenas um utilizador comum das redes sociais. É alguém capaz de influenciar e de comunicar de forma estreita com o seu público.
Aliás, no fundo, nós também vestimos este “papel” de influenciador, porque estamos a dar a nossa opinião acerca de um qualquer produto que nos apareça à porta. Porém, na Leak.pt, bem como noutros meios de comunicação similares, as análises e opiniões são publicadas por pessoas que andam nisto há anos, e por isso têm uma experiência de valor quase incalculável.
Esta é uma experiência muito diferente quando comparada a um qualquer vÃdeo que uma figura pública ou “influencer” possa publicar nas suas redes sociais, a receber uma caixa de uma qualquer marca ‘Premium’ que tem um interesse claro… Vender muito e bem!
O que pensa quando vê um vÃdeo destes?
Pessoalmente, que ainda tenho alguma fé na humanidade, duvido que vá pensar… “Vou já comprar este novo smartphone de 1499€! De certza que é incrÃvel!”
Afinal, estamos a falar de um aparelho que foi uma óbvia oferta, e talvez mais importante que isso, faz parte de um acordo comercial entre duas partes! A marca e o influencer! Ou seja, aquele vÃdeo não está a ser feito porque o produto é incrÃvel (que até pode ser!), mas sim porque além de ser oferta, houve um pagamento envolvido para a criação do vÃdeo. Feliz ou infelizmente… É assim que o mercado funciona hoje em dia.
Aliás, é exatamente devido à forma como o mercado funciona, que ao longo dos anos temos visto imensas figuras públicas, embaixadoras das mais variadas marcas, a publicar fotos do novo e mais recente produto de uma dada marca, nas redes sociais, através de publicações feitas num iPhone. (Ainda se lembra dos dramas “Twitter by iPhone”?)
Em suma… Isto resulta? Ou prefere ler reviews e comparativos para decidir o que é melhor para si e para a sua carteira? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!