Já vi uns quantos artigos, de alguns meios, a mencionar que o mundo dos videojogos tem de ser limitado, devido à quantidade de dados que consome diariamente. Especialmente agora, que a Steam está a quebrar recordes todos os dias, com milhões de jogadores a aproveitar a quarentena ao máximo para meter a jogatana em dia. Ou seja, algumas pessoas estão a defender que é necessário fazer exatamente o mesmo que foi feito ao YouTube, Netflix, HBO, etc... O que pessoalmente acho ridículo.
Caso não saiba, em comparação ao streaming de séries e filmes, nas famosas plataformas atuais, uma partida online de qualquer jogo da moda não consome quase nada.
Banir os jogos por causa da Internet em temos de emergência? É parvo e é mentira!
Muito resumidamente, dizer que os jogos online são uma das razões para o aumento de tráfego um pouco por todo o mundo… É uma completa mentira! Acho que até podíamos por a nossa prezada deputada Joacine Katar Moreira a fazer o seu conhecido discurso acerca deste tema. (Jogos a gastar muitos dados? É MENTIRA!)
Antes de mais anda, vamos fazer uma simples comparação!
Consumo de dados em alguns dos jogos mais populares: (Por hora)
- Fortnite -> 100Mb
- League of Legends -> 40MB
- PUBG -> 40MB
- Dota 2 -> 120MB
- Overwatch -> 135MB
- GTA V -> 60MB
- Hearthstone -> 3MB
Consumo de dados nas plataformas de streaming: (Por hora)
- Baixa Qualidade (240p/320p): 300MB
- Qualidade Normal (480p): 700MB
- 720p (HD): 0.9GB
- 1080p: (Full HD): 1.5GB
- 2K: 3GB
Muito resumidamente, isto acontece porque ao longo de uma sessão de jogo online, os jogadores estão apenas a trocar informações com o servidor quanto ao posicionamento de todos os jogadores, itens que poderão aparecer, comunicações por voz, etc… Ou seja, todos os dados do jogo já estão no armazenamento do PC ou consola. Isto enquanto na visualização de um filme ou uma série, estamos a fazer o download integral de todo o conteúdo.
Em suma, obviamente que o download de novos jogos e atualizações deve ser limitado na sua velocidade, algo que a Sony já implementou na sua PlayStation Network. E que certamente deverá ser replicado pela Steam, e plataformas da Xbox e Nintendo. Mas banir o jogo online nesta altura? Quando é inegavelmente uma das melhores maneiras de manter contacto com os nossos amigos? É apenas e só parvo.
(Opinião) Banir os jogos por causa da Internet? É parvo e é mentira! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!