Opinião: a Apple vai mesmo lançar um smartphone dobrável?

As modas são ditadas pelos fabricantes e de facto o mercado está cheio delas. As últimas tendências são os smartphones com muitas câmaras de modo a garantirem as melhores fotografias e também os dobráveis. A Samsung é o fabricante que mais tem apostado nesta área e até já tem dois dobráveis à venda, com outros a caminho. Mas e a Apple? A Gigante da Maçã quando não as cria, prefere adotar as tendências mais tarde, quando elas já estão suficiente maduras. Isto significa que a Apple vai lançar um dobrável?

Antes de responder a esta questão vamos olhar para a Samsung. Não é de estranhar que a gigante coreana domine no campo dos dobráveis. Para já estão sempre a apostar em vários equipamentos. Por vezes são quase 20 por ano. Depois porque desenvolvem painéis OLED há muito tempo e como tal dominam muitas das tecnologias necessárias.

Fold 2

A Apple vai mesmo lançar um smartphone dobrável?

Ora, em primeiro lugar, a Apple não fabrica ecrãs. Por enquanto. Digo, por enquanto, uma vez que várias fontes revelam que estão a pensar nisso. É que na prática é uma das partes mais caras de um smartphone e se os puderem desenvolver em casa melhor. Dinheiro não falta para poderem adquirir uma empresa que faça isso. Na realidade já o fizeram com uma organização que cria micro-LEDs.

Apple dobrável

Em segundo lugar, a gigante da maça apenas lança 2 ou 3 equipamentos por ano e não gostam muito de correr riscos. Assim deixam que a Samsung, a Huawei, a Motorola e outros lhes mostrem como não se deve fazer, para depois das lições aprendidas tudo correr da melhor forma. Isto aconteceu com o desbloqueio facial, com os ecrãs de grande dimensão, carregamento sem fios, e muitas outras tecnologias. Não foram os primeiros a criá-las. Ainda assim, pegaram no que havia, melhoraram e implementaram como deve ser.

Para mim a Apple tem a capacidade de pegar numa boa ideia e torná-la ainda melhor. É por esse motivo que os smartphones dobráveis são neste momento a pior aposta possível para a gigante da maçã. Ainda têm muitas limitações. É verdade que são giros e dão nas vistas. Mas continuam a ser frágeis e têm um longo caminho a percorrer.

Isto não significa que a Apple não esteja a pensar nos dobráveis, porque está. Até já submeteram várias patentes. No entanto, estão longe de ter algo final e que se trate de um verdadeiro equipamento que não temos de tratar como se transportássemos um ovo na mão, que se pode partir a qualquer momento.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também