A utilização de uma VPN é uma excelente forma de aumentar a sua privacidade enquanto está online. Isto porque os sites que visita não poderão identificá-lo pelo seu endereço IP. De facto, até pode fazer com que pareça estar num paÃs diferente. No entanto, há uma coisa que tem de saber. Se o seu objetivo é passar 100% despercebido saiba que os operadores conseguem ver se está a utilizar uma VPN.
Os operadores conseguem ver se está a utilizar uma VPN!
Algumas pessoas pensam que isto não corresponde à realidade. No entanto, os operadores conseguem mesmo descobrir se está a utilizar uma VPN.
Isto deve-se à forma como uma VPN funciona. Quando utiliza a Internet sem uma VPN, liga-se a partir do seu computador ao sistema do seu ISP, que por sua vez se liga ao site que pretende visitar.
Quando se liga através de uma VPN, vai do seu ISP para o servidor do serviço VPN e depois para o site. Isto faz com que pareça ao site que está a usar o endereço IP do servidor VPN e, com sorte, engana-o, fazendo-o pensar que é outra pessoa, noutro lugar. Note, no entanto, que sem o modo incógnito ativado, pode ainda ser facilmente identificado.
O que é que o operador vê?
As VPNs são diferentes dos proxies na medida em que encriptam a sua ligação através daquilo a que se chama um túnel seguro. Este túnel encripta a ligação do seu computador ao servidor da VPN, normalmente utilizando um método de encriptação avançado como o AES-256 que, em teoria, só pode ser decifrado por alguém com alguns milhares de milhões de anos de sobra.
O túnel faz com que o site que visita só possa ver o seu endereço IP falso (o endereço IP da VPN), mas também funciona ao contrário. Quando um ISP olha para a ligação que fez e pede para saber para onde se dirige, tudo o que recebe de volta é algum lixo aleatório. Pode ver que está a fazer uma ligação – pode até descobrir o endereço IP a que se está a ligar – mas nada mais do que isso.
Claro que receber lixo aleatório é um sinal revelador de que está a ser usada uma VPN. Um ISP pode descobrir muito facilmente quais as ligações que conduzem a uma VPN. Ou seja, basta olhar para as que enviam muitos dados encriptados.
Os ISPs importam-se com a utilização de uma VPN?
Isso depende da sua localização geográfica. Na maior parte do mundo, podemos assumir que os ISPs geralmente não se importam. O facto de se ligar a um servidor VPN ou a um site aleatório é provavelmente a mesma coisa para eles. Afinal de contas, muitas pessoas utilizam VPNs para se ligarem remotamente a redes de trabalho. Uma VPN que esteja a utilizar para privacidade tem praticamente o mesmo aspeto.
Há, no entanto, uma grande exceção a esta regra. PaÃses como a China, o Irão e uma série de outros que tornaram as VPNs em coisas ilegais. Nesses paÃses, a maioria dos ISPs ou são propriedade do Estado ou têm algum tipo de controlo estatal imposto, o que significa que existe a possibilidade de alguém verificar as ligações.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!