A DIGI chegou a Portugal há pouco mais de um mês, mas, ainda assim, o seu impacto tem sido de facto incrível.
A operadora Romena chegou com preços que honestamente poucos esperavam, e por isso mesmo, apesar de alguns serviços aquém daquilo que é o normal na nossa região, os consumidores aderiram em massa rumo à promessa (e realidade) de grandes poupanças mensais.
- Nota: A DIGI está a investir forte e feio em infraestrutura, e em novos serviços de apoio (ex: app) de forma a suprimir algumas das suas desvantagens
Foi exatamente devido ao impacto quase absurdo da DIGI em Portugal, que as 3 grandes (MEO, NOS e Vodafone) optaram por apostar em submarcas low-cost (Uzo, Woo e Amigo), de forma a oferecer serviços a preços muito similares, isto sem denegrir a imagem da marca principal.
O que claro está, fez com que a palavra “Low-Cost” se transformasse em Portugal.
Operadoras: Low-Cost é a palavra do ano em Portugal!
Portanto, depois de muitos e longos anos de preços altos, de serviços exagerados que muitos de nós nem aproveita, e de milhões de euros gastos todos os anos para patrocinar os mais variados eventos (ex: Festivais), o foco de todas as operadoras, sejam estas quais forem, parece estar no Low-Cost.
Tudo isto começou como uma estratégia das 3 grandes para tentar colocar a DIGI no lado do “low-cost”. Como se fosse um serviço aquém da concorrência, que apenas tinha popularidade graças ao seu preço mais baixo. Ou seja, tentar denegrir a imagem da nova rival.
Mas, devido à popularidade da mesma, as 3 grandes viram-se obrigadas a oferecer o mesmo tipo de serviço, a partir da sua própria infraestrutura.
Aliás, além de serviços muito similares a partir da Uzo, Woo e Amigo, os departamentos de retenção das três grandes também parecem ter a palavra “low-cost” na boca como há muito não se via.
Curiosamente, segundo o depoimento de um consumidor no Reddit, todo o discurso de uma agente de retenção da NOS está feito à volta desta palavra.
Aliás, esta mesma agente até explicou de onde vem o “low-cost”, afirmando que é um termo vindo do mundo da aviação, tornado popular pela Ryanair, EasyJet, etc… Companhias aéreas que trocam a qualidade por preços mais baixos.
Dito tudo isto, está preocupado com tudo isto? Ou prefere um serviço menos complicado, capaz de lhe oferecer aquilo que realmente quer, a um preço justo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!