Como estamos fartos de dizer, a chegada da DIGI abanou por completo o mercado de telecomunicações em Portugal. O que antes era normal, deixou de o ser no espaço de apenas uma semana. Por isso, as 3 grandes operadoras estão agora a ter algumas dificuldades com o suporte, mais concretamente com o volume de chamadas e mensagens, quase todas elas a apontar para o fim do contrato que liga o consumidor à operadora de telecomunicações. Mas de que forma isto está relacionado com a informação das operadoras renovarem fidelizações sem autorização?
Tudo o que se está a passar é uma situação pouco normal, que colocou mais pressão nas linhas de retenção. Ou seja, a parte do serviço de apoio ao cliente das operadoras que tem a missão de ser a última linha de defesa. É aqui que normalmente recebe as melhores propostas, de forma a não cancelar o seu contrato.
Aliás, as operadoras estão a mudar tanto a sua forma de fazer as coisas, que estão proativamente a enviar mensagens, e a fazer chamadas, antes dos seus clientes se mexerem. Porém, algumas destas mensagens estão a resultar em renovações automáticas de contratos, o que claro está, significa mais 24 meses de fidelização.
Operadoras estão a renovar fidelizações sem autorização!?
Portanto, com o fenómeno das redes sociais, é muito mais fácil perceber o que acontece no mercado, seja o que acontece de bom, e claro, o que acontece de mau. Neste caso mais concreto, temos vários utilizadores a afirmar que a sua operadora renovou automaticamente a sua fidelização, mesmo sem ter existido uma resposta à proposta.
- Nota: Existem muitos mais utilizadores além deste a queixar-se nas redes sociais. É de facto assustador.
Isto é claramente ilegal, e pode ser até alvo de queixas à ANACOM. Aliás, em alguns casos, as operadoras admitem ter existido um erro, e prometem proceder à reversão da renovação. Porém, este cancelamento parece demorar vários dias, e como é claro, acaba por adiar a rescisão do contrato entre as partes. Aliás, até podem existir casos de que o cliente se conforma porque não está para se chatear. Ou seja, aceita uma proposta mais vantajosa da operadora em que está só para dar por encerrada toda a situação.
Em suma, se receber alguma proposta por chamada ou SMS, tenha a certeza que a recusou. Aceda à sua área de cliente para verificar que a sua fidelização não foi automaticamente renovada sem a sua autorização.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!