openEuler: a alternativa da Huawei ao Android e ao Windows?

A Huawei lançou o código fonte do openEuler. Se para já este nome lhe é desconhecido, posso dizer-lhe que se trata de uma distribuição Linux baseada no CentOS. Mesmo que a gigante chinesa não o diga, o facto desta distribuição estar otimizada para ARM e X86 torna-a numa excelente candidata para substituir os sistemas operativos Android e Windows.

openEuler: a alternativa da Huawei ao Android e ao Windows?

De facto, com o conflito entre os Estados Unidos e a China, a Huawei precisa mesmo de boas soluções para não depender tanto das soluções americanas.

É por esse motivo que a revelação do projeto openEuler por parte da Huawei, assume contornos tão interessantes. O comunicado que este fabricante enviou para a imprensa, explica que este trabalho começou a 17 de Setembro de 2019.

De facto, esta plataforma tem despertado o interesse de muitos utilizadores. À semelhança do Android, também é um projeto open-source. Para além disso e como referi acima, 100% dos pacotes estão otimizados para x86, ou seja, PCs co processadores Intel para além do ARM64. Esta última é a arquitetura usada pelos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Claro que ainda é cedo para tirar conclusões. No entanto, desconfio mesmo que o openEuler pode ser o tal substituto do Android e Windows. Até porque a Huawei precisa mesmo de fazer algo, porque o problema com os Estados Unidos, para já, não vai desaparecer.

Eric Xu, um dos responsáveis da Huawei enviou uma mensagem de ano novo aos colaboradores a dizer que esta empresa vai continuar na lista de entidades em 2020. Para além disso referiu também que a Huawei não vai crescer tão rapidamente como cresceu na primeira metade de 2019. É que este fabricante atingiu um crescimento ano-a-ano de 18% em 2019.

A mensagem deste diretor da Huawei é corajosa e sincera. Nela pode ler-se que a sobrevivência é a prioridade principal. Assim é necessário que os colaboradores continuem dedicados, ponham os clientes em primeiro lugar e continuem a disponibilizar valor acrescido. O openEuler pode dar início a esse caminho.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também