Muito tem sido dito e feito acerca do domínio da TSMC no mundo dos semicondutores. Aliás, caso não saiba, graças às capacidades inegáveis da gigante da produção, a Apple decidiu investir muitos e bons milhões de dólares nas linhas mais recentes, mais poderosas, e mais eficientes da TSMC. Tudo para ter um acesso exclusivo às mesmas, e assim ter nas suas mãos o domínio do mundo mobile nos próximos anos.
Mas… A coisa podia ter corrido melhor! Devido à complexidade que é perseguir mais e melhores números de miniaturização, a TSMC está com sérias dificuldades de produção nas suas inovadoras linhas de 3nm. O que já resultou numa diminuição da produção, e até em uma diminuição nas especificações no lado da Apple! Infelizmente, os processadores produzidos não conseguem alcançar, ou manter, as frequências que a gigante Norte-Americana responsável pelo iPhone gostaria de ver nos seus produtos.
Dito tudo isto, além de algumas falhas na produção, temos outras notícias que podem mesmo abanar o mercado. Afinal, a Samsung veio agora a público afirmar que os seus Yields são superiores na sua própria versão do processo de 3nm. Vamos finalmente ver uma guerra de processos de produção?
Oops!? Samsung já ultrapassou a TSMC nos 3nm!?
Portanto, se porventura estava a achar estranha toda a conversa de que a Apple iria abandonar o processo de 3nm da TSMC para começar a utilizar uma versão mais barata (3NE), tudo indica que a coisa não é por acaso. A Apple investiu mesmo muito dinheiro para ter um acesso exclusivo aos 3nm da TSMC, mas é impossível ficar no topo para sempre, e ao que tudo indica, o tempo áureo da TSMC pode estar a chegar ao fim no mundo da produção.
Afinal de contas, apesar do seu atraso, a Samsung afirma que já ter ultrapassado os yields da TSMC. Ou seja, a capacidade de produzir chips sem defeito, nas suas linhas de 3nm. Para ter ideia, a Samsung, que usa uma tecnologia completamente nova (GAA) nos seus 3nm, afirma que é capaz de chegar aos 60% de Yields, isto enquanto a TSMC continua nos 55%.
Algo que pode mudar a forma como o mercado tem vindo a funcionar. Especialmente porque a Samsung não é a única a fazer bons avanços no campo da produção. A Intel está a investir na produção como nunca investiu no passado, e até já está a ter resultados interessantes com o seu processo Intel 3, que é na verdade um processo de 7nm, mas com muitas das valências tecnológicas dos processos de 3nm da Samsung e TSMC.
Em suma, o mundo da tecnologia pode vir a mudar num futuro muito próximo, agora que a TSMC começa a demonstrar algumas fragilidades na sua armadura. Caso não saiba, uma das maiores responsáveis pelo encarecimento de toda a tecnologia mobile nos últimos anos é a TSMC. Infelizmente, domínios ou monopólios nunca são bons para ninguém.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!