Como temos vindo a dizer nos últimos dias, a muito esperada nova gama de placas gráficas Intel, a primeira digna desse nome vinda da histórica gigante dos microprocessadores, está a passar por (mais) alguns momentos difíceis. Aliás, as coisas estão tão más, que começa a ser provável que o lançamento simplesmente não aconteça.
Pior que isso, já existem ‘zuns-zuns’ na indústria, que o projeto Intel liderado por Raja Koduri pode ter os dias contados. Mas vamos por partes.
Oops!? Parceiras da Intel estão a parar produção. É o fim!?
Portanto, segundo novas informações, a gama de placas gráficas Arc Alchemist está mesmo com problemas a sério. Afinal de contas, além dos sucessivos adiamentos, performance imprevisível (e abaixo das rivais diretas), parece que as parceiras de produção da Intel estão a ter dificuldades na produção, e também no encaixe desta nova oferta nas suas gamas de produtos.
Aqui a culpa não é só da Intel, mas sim da atual situação de mercado. Afinal, muitas parceiras AIB (Add-In Board) estão com stocks medonhos de placas NVIDIA RTX 20 e RTX 30. Por isso, não querem comprar mais placas, da mesma geração, com níveis de performance similares, que… Bem… Não se vão vender!
Especialmente nesta altura, em que o mercado já olha para o que vem a seguir, na forma das RTX 40 e Radeon RX 7000.
Sendo exatamente por isto, mas não só, que pelo menos uma destas parceiras já decidiu parar a produção de placas Intel!
Aparentemente, neste caso mais específico, além da situação atual do mercado, também existem algumas preocupações com a qualidade dos GPUs Intel Arc.
Conclusão
Em suma, tudo isto pode significar um adeus antecipado ao esforço da Intel no mundo gráfico. As Intel Arc podem nem chegar ao mercado Europeu, o que é certamente uma pena. Faria todo o sentido ver uma gigante como esta no meio da luta gráfica, para meter as velhas gigantes AMD e NVIDIA em sentido.
Especialmente porque a Intel anda a investir forte e feio na produção própria, o que lhe poderia dar alguma vantagem no campo do preço.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!