Os rumores que apontavam para uma revolução estética nos novos iPhone 17 Pro e Pro Max podem ter sido… Exagerados. Isto porque, segundo novas informações partilhadas por Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple decidiu manter praticamente tudo igual no que toca ao design dos seus topos de gama de 2025.
O que pode ter várias razões de ser. Afinal de contas, com tarifas pesadas em cima, a Apple pode estar a ser obrigada a manter tudo mais ou menos igual, para não mexer nas suas margens de lucro.
Ainda assim, qualquer que seja a razão, tudo indica que é mais um ano sem mudanças visíveis… e sim, é tão desmotivante como parece.
Nada de Dynamic Island mais pequena. Nada de design a duas cores. Não temos direito a absolutamente nada?
Durante os últimos meses, vários leaks indicavam que a Apple estava a preparar um visual renovado, com uma traseira em dois tons (inspirada talvez em designs como os dos Pixel), bem como uma nova barra de câmaras. Algumas renderizações mostravam mesmo um iPhone prateado com uma zona de câmaras em preto, criando contraste. Mas… parece que nada disto vai acontecer.
Ou seja, esses designs existiram mesmo, a Apple terá testado algumas variações, mas nada passou à fase de produção em massa.
Além disso, a Dynamic Island também não deve encolher, ao contrário do que se dizia inicialmente.
Pequenos ajustes em vez de uma revolução?
A ideia será manter o rumo atual e apostar apenas em ajustes pequenos, invisíveis para o utilizador comum. É uma estratégia que tem sido aplicada com sucesso nos últimos anos, e apesar das críticas em 2024, tem tudo para continuar em 2025, especialmente agora que as coisas estão a complicar no lado do preço.
Conclusão
Ou seja, se estavas à espera de um Pro com aspeto mais fresco ou diferente… podes tirar o cavalinho da chuva. Os iPhone 17 Pro e Pro Max devem ser visualmente idênticos aos modelos atuais.
Mais um ano que vai ser mais do mesmo. Aliás, até acredito que a Samsung já começou a esfregar as suas mãos, visto que isto lhe dá alguma liberdade para fazer exatamente o mesmo. Resta saber se as melhorias internas vão justificar o upgrade. Porque, no lado do design, parece que a Apple já nem se está a dar ao trabalho de disfarçar.