Ainda se lembra, quando no inÃcio do ano, o WhatsApp mais ou menos ‘obrigou’ os utilizadores a aceitar uma nova polÃtica de utilização? Tudo de forma a garantir que os utilizadores da plataforma continuavam a fornecer os seus dados privados ao Facebook?
Aliás, o aviso até mencionava que caso o acesso fosse recusado, as contas poderiam ser terminadas a partir do dia 8 de Fevereiro. Mas sabe o porquê de tudo isto?
Muito resumidamente, o Facebook precisa de informação dos seus utilizadores, como precisa de pão para a boca. Afinal, é aqui que a gigante das redes sociais vai buscar grande parte das suas receitas. Visto que estes dados são posteriormente utilizados, ou vendidos, para enviar anúncios personalizados para cada um de nós.
Contudo, tudo isto resultou em uma derrota gigantesca para o Facebook.
Oops!? Facebook admitiu derrota no tema ‘WhatsApp’
Derrota? Como assim? Muito resumidamente, os utilizadores não gostam muito de ser ‘ameaçados’. Como tal, retaliaram! Como foi a vingança? Muito simples, temos muito boa gente que desistiu do WhatsApp e deu o salto para plataformas rivais como o Signal ou Telegram.
Entretanto, já em modo de gestão de crise, o Facebook veio a público tentar explicar que ninguém teria acesso à s chamadas e mensagens. No entanto, a gigante nunca explicou o porquê de ser tão importante ter acesso aos dados dos utilizadores… Posteriormente, o Facebook resolveu avançar com um ultimato, ao meter a data de aceitação das polÃticas para o dia 15 de Maio. Altura em que nem iria conseguir ler ou enviar mensagens, o que é mais ou menos igual ao ficar sem conta.
Contudo, agora, com a data a aproximar-se, o Facebook decidiu admitir derrota.
Ou seja, não irá acontecer nada a quem não aceitar a polÃtica.
Curiosamente, a maioria dos utilizadores aceitou as novas polÃticas sem grandes questões. Por isso, continuar com esta ‘guerra’ faria muito pouco sentido para a plataforma. Ainda assim, é esperado que o Facebook continue com algumas estratégia em movimento, de forma a mudar a opinião de quem decidiu dizer que não.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!