O mercado tem sempre a mania de usar a mais recente “palavra” para tentar convencer os consumidores de que tudo mudou, é revolucionário, e por vezes até icónico. Mas… O ano de 2024 já não é o ano de 1998! Como tal, depois de muitos anos a tentar utilizar essa técnica, os consumidores já duvidam da veracidade das afirmações, e por vezes, até acabam por se afastar deste tipo de produtos.
Isto está a acontecer com a Inteligência Artificial, ou melhor, com o uso de “IA” ou “AI” no nome de tudo o que é novidade.
Oops… Consumidores odeiam ler a palavra IA!
Portanto, segundo um recente estudo de mercado, a Inteligência Artificial não está a funcionar como “Buzzword“, ou seja, como frase da moda. Está sim a funcionar como “Buzzkill“, ou seja, uma palavra irritante.
O que é honestamente normal! Especialmente para pessoas muito dentro do mundo da tecnologia, como é o nosso caso, em que qualquer apresentação tem a repetição de IA 30 vezes por discurso. Até em uma apresentação de impressoras ouvi falar de IA. É de facto um pouco ridÃculo.
Lá está, da mesma forma que outros “nomes” perderam importância no mercado, como é o caso do “Pro”, devido ao facto de quando tudo é Pro, nada é Pro. Quando tudo IA, será que a IA é assim tão inovadora e importante? Fica a dúvida na cabeça dos consumidores, e como tal, quando um consumidor começa a ouvir falar muito, ou a ler muito, acaba por ficar irritado e afasta-se desse produto.
Porém, acredito que isto acontece muito com a IA, porque além de alguns casos muito especÃficos, a Inteligência Artificial ainda não provou ser realmente transformativa para o consumidor, e como tal, começa a ser ignorada.
Como é que funciona a sua forma de pensar acerca deste assunto? Ver Inteligência Artificial em tudo o que é sÃtio já o começa a irritar? Ou ainda não chegou a esse nÃvel? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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