Um novo bug no Facebook, expôs fotografias de 6.8 milhões de utilizadores, para aplicações de terceiros… Que como deve imaginar, não deveriam ter acesso às mesmas!
Dito isto, segundo o Facebook, estas aplicações têm o acesso restrito… Apenas visualizando algumas fotos dos utilizadores
No entanto, este bug permitiu um acesso não autorizado, onde podemos incluir “stories” e até fotografias que os utilizadores fizeram upload, mesmo não estando publicadas.
Curiosamente, tudo isto aconteceu entre o dia 13 de Setembro e o dia 25 de Setembro de 2018…
Curiosamente porquê? Porque o Facebook, soube da situação no dia 25 de Setembro! Mas só agora, passados 3 meses finalmente divulgou o sucedido… Ficando por saber qual a razão por levar tanto tempo a divulgar algo tão importante.
Contudo, é fácil de adivinhar o porquê de tanto secretismo… Afinal de contas, tudo isto, aconteceu muito perto da data em que houve uma maior exposição dos dados dos utilizadores do Facebook!
Portanto, o Facebook já começou a notificar alguns dos utilizadores afetados por este bug. Afirmando que está a trabalhar para apagar todas as copias das fotografias que não deveriam existir.
Em suma, no total, 1500 aplicações de 876 programadores diferentes, obtiveram acesso ilegítimo às fotografias. Com o Facebook a salientar, que está a trabalhar com os mesmos para resolver a situação.
Se quiser saber se foi um dos utilizadores afetados por este bug, o Facebook criou uma página, onde poderá saber se obtiveram acesso às suas fotografias. Basta clicar aqui.
Assim, nesta página, basta fazer login com a sua conta Facebook, e verá se foi afetado. Sendo que, se não for um dos afetados aparecerá na caixa cinza:
“A tua conta do Facebook não foi afetada por este problemas e as apps que usas não obtiveram acesso às tuas outras fotos”
Inegavelmente, este foi o ano com mais falhas de segurança, na história do Facebook… Marcando assim, o ano de 2018 pela negativa.
Qual a sua opinião sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentário em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!