A Huawei respirou de alÃvio durante o fim de semana, quando o Presidente Donald Trump afirmou que as empresas Norte Americanas podiam voltar a vender os seus produtos à gigante Chinesa. Contudo, de forma bastante curiosa… O departamento do comércio (DOC) continua a tratar a Huawei da mesma maneira! Ou seja, pouco ou nada mudou!
Caso não saiba, a Huawei foi adicionada à ‘Entity List’ no passado mês de Maio. O que claro está, proibiu a empresa de fazer todo e qualquer negócio com entidades Norte Americanas. Posteriormente, no seguimento desta proibição, várias empresas Americanas apelaram a Donald Trump para suavizar a situação.
Afinal de contas, não era só a Huawei que iria sofrer! Muitos milhões de dólares iriam ficar pelo caminho, e assim, vários empregos poderiam ficar em risco
Portanto na cimeira do G20, no passado Sábado, pareceu que Donald Trump estava afinal pronto a esquecer as diferenças com a Huawei, dizendo: “Temos excelentes empresas em Silicon Valley, bem como no resto do paÃs. Que produzem produtos extremamente complexos. Vamos permitir que os vendam à Huawei.”
Contudo, estas palavras acabam por entrar em conflito, com o próprio departamento do comércio dos Estados Unidos… Assim, segundo as mais recentes informações, os membros do DOC receberam a informação que a Huawei contÃnua parte integrante da ‘Entity List’.
Para juntar à confusão, o consultor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, diz que o governo irá apenas permitir a venda de chips de baixa complexidade, que não deverão incorrer qualquer risco para a segurança Nacional.
Em suma, pouco mudou para a empresa Chinesa… Assim, a popular fabricante contÃnua a lidar com uma situação bastante nefasta. Aliás, o próprio CEO Ren Zhengfei, já veio a público afirmar que a fabricante vai perder 30 mil milhões de dólares nos próximos 2 anos. E que além disso, também está a preparar-se para uma queda significativa nas vendas Europeias.
Já para não falar, que não é ainda claro se a Huawei poderá ou não continuar a usar o Sistema Operativo Android da Google.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!