O mundo dos smartphones está cheio de fabricantes, e alternativas, diferentes no design, experiência de utilização, e claro, preços. O mercado não é feito de apenas Samsung e Apple, visto que também temos outras grandes fabricantes, sempre a trazer coisas novas para as prateleiras, ano após anos, como é o caso da OnePlus, Oppo e Xiaomi.
Porém, segundo um novo estudo da Universidade de Edinburgo, e a Trinity College de Dublin, muitos destes smartphones Chineses trazem algumas coisas escondidas.
- Está a chegar o primeiro Xiaomi com a ilha dinâmica
- Ilha dinâmica no mundo Android, agora oficial, é assustadora
OnePlus, Oppo e Xiaomi apanhadas nas malhas do Spyware
Portanto, de acordo com este estudo, os telemóveis das três fabricantes Chinesas mencionadas em cima, chegam às nossas mãos com várias apps pré-instaladas, que nem sempre são bem intencionadas. Aliás, o problema nem é o estarem instaladas, mas sim as permissões que têm ativas por defeito. Permissões, que em qualquer instalação, devem ser dadas pelo utilizador e nunca pela fabricante.
Entre outras coisas, estas apps são capazes de reunir vários tipos de informações sobre o utilizador, e enviá-la para terceiros desconhecidos. Estamos a falar da localização do dispositivo, mensagens de texto SMS e em outras apps de conversação, histórico de chamadas, números dos contactos, emails dos contactos, etc…
Como é óbvio, isto não é novidade para ninguém, visto que já acontece há muitos e bons anos. Porém, continua a ser impressionante, que mesmo com todo o foco na segurança, o ecossistema Android continue tão fraco e na mãos das fabricantes.
O que faz quando compra um telemóvel novo? Vai ver o que está instalado por defeito e apaga as apps, mesmo que façam parte do sistema? É uma boa forma de manter o nÃvel de segurança? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!