O OnePlus Nord foi anunciado outro dia e começou rapidamente a conquistar os utilizadores. Isto porque é um smartphone 5G barato, possui um ecrã de 90Hz e não é extremamente caro. De facto, é significativamente mais barato que os topos-de-gama da OnePlus, mas ainda assim conseguiu reter diversos elementos atrativos. No entanto, ao deixarmos passar um pouco o hype, percebemos rapidamente que apesar do OnePlus Nord ser bom, existem também muito boas alternativas no mercado da Redmi e da própria Xiaomi. De facto, já fazem todas as coisas que o Nord faz e em alguns casos em equipamentos bem mais baratos.
OnePlus Nord: afinal é mesmo rival para a Xiaomi ou Redmi?
O OnePlus Nord possui uma câmara macro principal de 48MP, outra ultra-angular de 8MP, um sensor de profundidade de 5MP e um quarto de 2MP. Trata-se de uma configuração média para um smartphone de 400 Euros. No entanto, a OnePlus vendeu isto muito bem e parece um smartphone do outro mundo. No entanto, não é!
Por exemplo, os smartphones Redmi (a submarca da Xiaomi) normalmente chegam sempre com sensores de alta resolução. O Note 8 Pro, por exemplo, tem uma configuração semelhante à do Nord, exceto na câmara principal de 64MP. Já o recém-lançado Redmi Note 9 Pro leva o sensor macro até aos 5MP, deixando-o com mais sensores principais e uma câmara macro com maior resolução do que o Nord.
Apesar destas configurações tão interessantes, os smartphones da Redmi são lançados a preços substancialmente mais baixos. Assim podemos dizer que afinal não se trata propriamente de um Redmi killer. E de um Xiaomi killer?
Bem aqui a resposta é quase a mesma. É verdade que a Xiaomi, atualmente, tem equipamentos um pouco mais caros. Ainda assim, alguns mais económicos como o Xiaomi Mi 10 Lite conseguem competir contra o Nord.
No caso do ecrã, por exemplo, o Xiaomi Mi 10 Lite também tem um painel AMOLED mas uma taxa de atualização mais baixa. No caso da câmara o OnePlus Nord ganha, mas ainda assim a aposta da Xiaomi continua a ser muito interessante.
Ou seja, hype à parte temos sem dúvida um excelente equipamento. Ainda assim, não é o suficiente para ser considerado um Xiaomi killer como inicialmente se poderia pensar. Ou seja, a máquina de marketing da OnePlus funciona muito bem e os fãs têm a melhor ideia da marca.
E no mundo do iPhone?
Começando pelo ecrã, é verdade que ainda só conseguimos testar o iPhone SE. No entanto, olhando para as especificações o Nord será o provável vencedor. Isto porque temos um ecrã OLED em oposição ao LCD.
A questão da memória não é muito linear dado que o iOS não necessita de tanta como o Android. No entanto, 8 é bem melhor que 3. Não quer dizer que isto se reflita no desempenho e faça do OnePlus Nord o rei da rapidez. Isto até porque há outros fatores à mistura. No entanto, muita memória nunca é demais!
O carregamento é outra questão importante. Afinal quanto mais rápido melhor. O Nord suporta o carregamento de 30W, enquanto o iPhone SE fica-se pelos 18W.
Ao nível das selfies os dois funcionam muito bem. A Apple tem sempre câmaras excelentes. No entanto, a existência de duas câmaras frontais no OnePlus Nord dá-lhe uma clara vantagem.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!