Microsoft está a empurrar o OneDrive mas vale a pena?

O Windows 11 e o Windows 10 foram recentemente atualizados com a “Cópia de Segurança do Windows”, que agora se tornou uma aplicação do sistema. Embora a função tenha aparecido inicialmente como “opcional” ou algo que poderia ser facilmente descartado, a Microsoft está lentamente a tornar-se agressiva com sua nova campanha de backup do OneDrive no Windows 11. Mas vale a pena ir na conversa do OneDrive?

Microsoft está a empurrar o OneDrive mas vale a pena?

O “Backup do Windows” do Windows 11 utiliza o OneDrive para fazer backup de muitas das coisas que são importantes. Nisto inclui-se as suas credenciais, configurações, fotos, documentos, vídeos, ficheiros, temas ou até mesmo configurações de áudio. A Microsoft pretende que a aplicação Cópia de Segurança do Windows se torne a melhor ferramenta de cópia de segurança, mas há um senão.

A Cópia de Segurança do Windows não suporta cópias de segurança offline e requer um plano OneDrive.

Por defeito, o OneDrive oferece 5 GB de armazenamento gratuito, razão pela qual alguns utilizadores não querem fazer cópias de segurança do seu PC. Mas será que isso vai impedir a Microsoft de importunar os utilizadores? Provavelmente não. Numa nova atualização do lado do servidor, o Windows 11 começou a incomodar os utilizadores para experimentarem a ferramenta de backup.

OneDrive vale a pena

Conforme mostrado na captura de ecrã que chega do site Windows Latest, há uma notificação do “Backup do Windows” que diz: “O Seu PC não tem um backup completo. O backup não está ativado para Credenciais e Pastas. Faça o backup agora para salvá-los se algo acontecer ao seu PC”.

Existem dois botões abaixo desta mensagem: “Fazer cópia de segurança agora” e “Ignorar”.

Se selecionar “Fazer cópia de segurança agora”, as definições de cópia de segurança do Windows serão ativadas e começará automaticamente a sincronizar os seus dados com o OneDrive, que tem um limite máximo de 5 G se estiver no plano gratuito. Ou você pode clicar em “Dispensar”, que dispensa a notificação por algumas semanas.

É importante notar que o alerta pop-up pode reaparecer se desativar as configurações. Por exemplo, se desativar a cópia de segurança das “credenciais”, como as palavras-passe de Wi-Fi, o pop-up voltará a aparecer.

Isto porque a Microsoft quer que utilize a Cópia de Segurança do Windows com o OneDrive para efetuar uma cópia de segurança completa do seu PC.

Entretanto num documento de suporte, a Microsoft diz que “a app Backup do Windows está focada em dispositivos de consumo”. Por outras palavras, embora possa ver a aplicação discretamente escondida algures no Windows 11, se tiver uma conta de trabalho, a Cópia de Segurança do Windows não funcionará.

Vale a pena pagar uma conta?

Já sabe que para além dos 5GB terá de pagar e isto leva-nos a uma questão. Vale a pena? Depende. Se quiser mesmo assegurar-se de que não vai perder nada do seu computador, mesmo que ele avarie então é boa ideia. Mas nesse caso até recomendo uma conta Microsoft 365 Pessoal. Dá direito a 1TB de armazenamento, o que é realmente bom. Para isso pode optar por um pagamento anual mas pessoalmente optei por um plano mensal. Fico a pagar 7 Euros, é um pouco mais caro do que pagar anualmente, mas pode desistir a qualquer altura e mudar de serviço.

A vantagem de utilizar este serviço é que está tudo bem integrado no Windows e não terá grande trabalho a garantir a sincronização de dados.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também