One UI 5 (Android 13): primeiras impressões no Galaxy S22

A Samsung já está a disponibilizar o One UI 5 da Samsung baseado no Android 13 para os Galaxy S22. A Leak já o recebeu no Galaxy S22+ e quisermos logo perceber quais as principais diferenças. Não só ao nível de funcionalidades mas também no que diz respeito ao desempenho em geral. Se está mais rápido, se está mais lento entre muitas outras coisas. Assim vamos lá às primeiras impressões do One UI 5 (Android 13) no Galaxy S22.

One UI 5 (Android 13): primeiras impressões no Galaxy S22

A atualização do novo sistema operativo começou a ser disponibilizada na Europa esta manhã para todos aqueles que têm um equipamento da gama Galaxy S22.

O update pesa quase 3GB o que não é de estranhar considerando que estamos a falar de uma nova versão. Entretanto inclui o patch de segurança de Outubro de 2022.

Assim que o equipamento inicia pela primeira vez não damos logo conta de grandes alterações. Ainda assim salta à vista que alguns ícones mudaram um pouco. Talvez a mudança mais visível esteja no ícone das mensagens.

Entretanto e considerando que se trata de uma mudança de versão é normal que nos primeiros minutos pareça que o smartphone ainda soluce um pouco. Afinal de contas há muitas mudanças a serem feitas em segundo plano. Assim é só termos alguma paciência que esses soluções desaparecem rapidamente.

Definições

Quando vamos às definições notamos logo algumas coisas em relação à versão anterior. E de facto duas delas estão logo no início.

Assim temos agora a opção de dispositivos ligados logo abaixo de ligações e também o modos e rotinas.

Dispositivos ligados

Nesta secção encontramos todas as opções relacionadas com a interação entre dispositivos. Assim temos acesso logo em cima ao quick share para uma partilha rápida entre equipamentos.

Depois podemos configurar automaticamente a mudança para os bugs, sincronizar as chamadas e mensagens noutros dispositivos e continuar aplicações noutros dispositivos. Ou seja, o One UI 5, ou se preferirem, o Android 13, assegura uma melhor interacção entre os vários equipamentos.

Para que tudo isto funcione só temos de ter os equipamentos que pretendemos utilizar neste ecossistema ligados à mesma conta Samsung.

Isto é realmente uma mais valia, sobretudo a parte de continuar aplicações noutros dispositivos. Assim se temos dois smartphones Samsung, ou um smartphone um tablet, podemos começar a fazer as coisas num e acabar no outro em segundos. Neste momento são suportados o browser Samsung Internet e também o Samsung Notes. Com o tempo isto irá chegar a mais apps.

Para além disso podemos também ligar ao Windows com facilidade, ativar o Samsung Dex e interagir com outros equipamentos, nomeadamente com o smartwatch com o Android Auto.

Realmente podemos dizer que é novo hub de conetividade do smartphone Samsung.

Modos e Rotinas

Mas há outro pormenor muito interessante que chega com o One UI 5. Falo em concreto do Modos e Rotinas.

Resumidamente podemos escolher um modo com base no que estamos a fazer ou no local onde nos encontramos. Depois é só selecionarmos o modo adequado para que o smartphone assuma um novo comportamento.

Podemos aproveitar os modos que já estão definidos como Dormir, Conduzir, Exercício, Relaxar ou trabalho ou até criarmos os nossos próprios modos personalizados.

De resto na app de definições não temos mais assim grandes diferenças.

Notificações

As notificações estão mais intuitivas. De facto nesta interface parece que tudo respira melhor. Termos as coisas menos atafulhadas ajuda a percebermos em concreto o que recebemos, de quem e através de que app. Gosto especialmente do facto do ícone ser maior e surgir centrado do lado esquerdo.

Ecrã Bloqueado

Com o novo One UI conseguimos personalizar vários aspetos do ecrã de bloqueio.

One UI 5 s22

Aliás é logo nas definições do ecrã bloqueado que percebemos que há várias alterações como se pode ver na imagem abaixo. Nos Widgets as coisas não mudaram muito. Agora se formos ao Ecrã Bloqueado conseguimos alterar várias coisas. Para além disso até podemos colocar um vídeo como fundo. Claro que é também possível mudar o estilo do relógio e até os pop-ups de notificação.

One UI 5 s22

Os Widgets

Ao nível dos widgets temos acesso a uma experiência muito mais polida. De facto, tudo está graficamente bem mais interessante.

Para além disso temos uma opção quer permite empilhar widgets de modo a organizar tudo de uma forma mais intuitiva e atrativa!

One UI 5 s22

Mas há mais novidades. É que o One UI 5 chega com uma nova função de sugestões de widgets. Ou seja, recebemos sugestões de acordo com a utilização que damos ao nosso smartphone.

Extração de texto

Existe outra função presente no One UI 5 que é realmente das mais úteis de sempre. Assim basta termos texto numa montra, como por exemplo, os contactos, ou ter algo em papel para podermos extrair esse texto rapidamente e o podermos colar numa app para guardarmos ou enviarmos a alguém.

One UI 5 s22

Para esse efeito só temos de abrir a app de câmara e em vez de carregarmos no botão de disparo carregamos no símbolo de texto. Aparece automaticamente quando é detetado texto. Depois o texto é realçado e podemos copiar e colar para colocarmos onde quisermos.

Claro que ainda há muito mais funcionalidades a descobrir. No entanto na pouca utilização que demos logo após a instalação do novo One UI isto foi o que nos chamou à atenção.

Desempenho

Ao nível do desempenho como referi no início sentimos alguns soluços nos primeiros minutos. Afinal de contas há muito trabalho a ser feito em segundo plano quando mudamos de versão. Ainda assim passado algum tempo tudo ficou a funcionar com bastante fluidez.

Sinceramente deste tempo que utilizei ainda não consigo dizer se há mais fluidez ou não em relação à versão anterior. O que posso referir é que sinto menos soluços que por vezes estavam presentes na versão anterior. Entretanto iremos atualizar este artigo com mais informações à medida que formos descobrindo novas funcionalidades.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também