One UI 4 chegou ao Samsung Galaxy Note 10 e Note 10+

Há grandes notícias para quem tem o Samsung Galaxy Note 10 e Note 10+, uma vez que já está disponível o programa beta do novo One UI 4 para estes dispositivos. Por enquanto só é possível acedermos na Coreia mas vai chegar em breve a outros países. Este registo é feito através da app Samsung Members.

One UI 4 chegou ao Samsung Galaxy Note 10 e Note 10+

Infelizmente ainda não se sabe que funções chegaram ao Galaxy Note. No entanto, a maioria deve estar disponível. É que apesar deste equipamento ser de 2019, tem um hardware muito poderoso.

E quanto à versão estável do OneUI 4 para o Galaxy Note 10?

Bem, se tudo correr como planeado a versão estável deve chegar ao Galaxy Note 10 em Janeiro.  Ainda assim quem quiser deitar já a mão à versão beta também pode fazê-lo.

Quando chega aos outros equipamentos?

A Samsung enviou um push através da app Samsung Members como refere o @FrontTron, onde revelou as datas de lançamento da versão estável do One UI 4.0. Assim, a última versão da interface da Samsung baseada no Android 12 vai chegar ao Galaxy S21 este mês. Depois seguem-se os Galaxy Z Fold 3, Galaxy Z Flip 3, Galaxy Note 20, Galaxy S20, Galaxy Z Fold 2 e Galaxy Z Flip em Dezembro. A imagem abaixo revela tudo de uma forma resumida:

One UI 4 chega

Entretanto a Samsung disponibilizou uma informação semelhante aos utilizadores do Samsung Members no Brasil. No entanto, a disponibilização não será a mesma nessa região.

Nova versão do One UI duplica a memória

Uma das novidades que merece mais destaque é a nova função RAM Plus.

Na prática ela tem a capacidade de dar ao smartphone mais 4GB de memória. Mas como é que isto é possível? Na realidade o modo de funcionamento baseia-se num princípio antigo muito utilizado nos PCs. A tal memória virtual. Assim transforma-se parte da capacidade de armazenamento em memória RAM. Vai buscar, por exemplo, 4GB ao espaço que o smartphone utiliza para guardar fotos, músicas e outros conteúdos e passa a ser utilizada para a memória.

Samsung Galaxy memória

Graças a isto vamos poder ter mais aplicações a correr em segundo plano e como tal elas vão abrir muito mais rapidamente.

No entanto e apesar da memória virtual ajudar em muitas coisas, não substitui totalmente a memória RAM física do dispositivo. Isto porque é mais lenta.

Seja como for vamos notar muito mais velocidade no carregamento de aplicações, mas isto porque estão sempre a correr em segundo plano. Pelo menos parte.

Entretanto não é possível mexer nesta função. Ou seja, não podemos ajustar a capacidade de memória que temos. Para além disso também não se pode ligar ou desligar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também