O óleo do motor é essencial para que nada falhe. Não só fornece lubrificação a todas as peças móveis internas do motor como também funciona como um dissipador de calor, absorvendo o excesso de calor do motor e afastando-o dos componentes sensíveis. Devido às suas aplicações críticas, é vital que substitua o óleo do motor regularmente. Para a maioria dos condutores, isso significa trocar o óleo a cada 3.000 a 7.500 quilómetros. Mas também é importante verificar o óleo regularmente para garantir que está em boas condições e que o nível está dentro de um intervalo saudável. Vamos então dizer-lhe quais os sinais de que o óleo do motor está a ficar fraco.
Estes são os sinais de que o óleo do motor está a ficar fraco
Luzes de aviso no painel de instrumentos
Quando o seu automóvel tem um problema, um dos primeiros sinais é frequentemente uma luz de aviso no painel de instrumentos. Muitas pessoas estão familiarizadas com a luz de do motor. No entanto, algumas pessoas podem não estar cientes de que os seus automóveis têm inúmeras luzes de aviso, cada uma concebida para indicar problemas com vários sistemas do veículo. Embora a CEL possa aparecer se o nível do óleo descer demasiado, não é a única luz que pode ver. Mais frequentemente, a luz de aviso da pressão do óleo aparece no painel de instrumentos se o nível descer abaixo de um determinado limiar.
A luz de pressão do óleo está ligada a um sensor de pressão do óleo, que está normalmente instalado no bloco do motor. A maioria dos sensores de pressão do óleo monitoriza a pressão do óleo do motor utilizando um diafragma e um interrutor de mola. Quando a pressão do óleo do motor está dentro de um intervalo adequado, o diafragma do sensor é comprimido, impedindo a ativação do interrutor. No entanto, se a pressão cair demasiado, não haverá força suficiente para manter o interrutor de mola no lugar. Quando isso acontece, o interrutor é ativado e acciona a luz de aviso no painel de instrumentos, avisando-o de que o nível de óleo está perigosamente baixo e dando-lhe tempo para resolver o problema antes que este cause problemas mais graves.
O motor está a sobreaquecer devido a um óleo do motor fraco
O óleo do motor funciona tanto como lubrificante como dissipador de calor. Ambas as aplicações são fundamentais para manter o motor saudável e evitar o sobreaquecimento. Explicámos que, como dissipador de calor, o óleo do motor absorve o excesso de calor e afasta-o dos componentes sensíveis do motor. Mas mesmo como lubrificante, o óleo do motor ajuda a evitar que o motor fique demasiado quente. Sem a lubrificação adequada, todas as peças móveis internas criarão enormes quantidades de fricção, produzindo grandes quantidades de calor. Embora seja normal que o motor fique extremamente quente durante a utilização quotidiana, não pode suportar muito calor. Se os níveis de temperatura subirem demasiado, é provável que surjam vários problemas, desde pequenos problemas de sobreaquecimento a um motor completamente bloqueado.
Alguns dos sinais de que o seu motor está a sobreaquecer incluem fumo no compartimento do motor, ruídos estranhos e desempenho reduzido do motor. Embora vários problemas possam causar o sobreaquecimento do motor, a falta de óleo do motor é um dos culpados mais comuns. Tendo em conta os danos que o calor pode causar ao seu motor e os elevados custos de reparação do motor, se sentir quaisquer sinais de sobreaquecimento do motor, deve parar imediatamente de conduzir. Encoste o veículo quando for seguro e verifique o reservatório de óleo e de líquido de refrigeração. Se os níveis do líquido de refrigeração ou do óleo estiverem demasiado baixos, ateste-os e veja se isso resolve o problema. Caso contrário, terá de contactar um mecânico profissional para uma inspeção.
Sente-se o cheiro a óleo queimado
Um cheiro a óleo queimado é normalmente indicativo de uma fuga de óleo. O cheiro ocorre quando o óleo escorre do motor e cai num componente extremamente quente, como o sistema de escape. Se sentir o cheiro a óleo queimado enquanto conduz o veículo ou quando este está ao ralenti, é muito provável que tenha uma fuga algures. Se houver uma fuga, o nível de óleo irá provavelmente descer demasiado, podendo causar problemas de desempenho, danos internos no motor e sobreaquecimento.
Se o seu automóvel cheirar a óleo queimado, o mais inteligente a fazer é encostar o carro, esperar que o motor arrefeça o suficiente e, em seguida, verificar o nível do óleo. Se a vareta indicar que o nível do óleo está baixo, é provável que tenha de contactar imediatamente um mecânico. Entretanto se o nível estiver dentro do intervalo adequado, é possível que ainda haja uma fuga, mas pode ser menos grave ou estar numa fase mais adiantada. Em alternativa, pode simplesmente haver algum resíduo de óleo no motor após uma mudança de óleo recente. Independentemente disso, um cheiro a óleo queimado não é normal e nunca o deve ignorar.
O desempenho do seu automóvel diminui
Se o motor do seu veículo não estiver a receber a quantidade correcta de óleo, não será capaz de funcionar corretamente. Por um lado, sem a lubrificação adequada, o motor terá de trabalhar muito mais para fazer girar as rodas. Esse trabalho extra é feito à custa de factores como o desempenho do motor e a eficiência do combustível. Em segundo lugar, o motor vai ficar muito mais quente do que o habitual se não houver óleo suficiente para evitar a fricção e afastar o excesso de calor dos componentes sensíveis.
O seu motor está a fazer sons estranhos
O óleo do motor é essencial para lubrificar as peças móveis internas do seu motor. Se o seu motor não receber a quantidade adequada de óleo em vez de deslizarem suavemente umas sobre as outras, os componentes internos podem começar a moer, bater à medida que o motor se move. Isso não só causará muitos danos, resultando em coisas como aparas de metal e até peças partidas, mas também causará muito provavelmente muitos ruídos desagradáveis.
Agora já sabe os sinais de um óleo do motor fraco.
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