Pode colocar óleo do motor do carro na sua mota?

O óleo é uma parte essencial de qualquer motor de combustão, incluindo o das motas e tem de ser mudado regularmente para manter tudo a funcionar sem problemas. No entanto, existem tantos tipos de óleo à escolha que, por vezes, pode parecer complicado. No caso dos carros e das motas trata-se de óleo e como tal deve ser possível colocar o óleo do motor do carro na mota e tudo vai funcionar bem. Ou não?

Pode colocar óleo do motor do carro na sua mota?

Os motores das motas são bastante mais pequenos do que os motores dos automóveis ou camiões. Isto significa que têm menos massa física total a necessitar de lubrificação. Ou seja, requerem um volume menor de óleo e que esse óleo tem de poder fluir através de áreas muito mais pequenas. Além disso, os motores das motas acumulam frequentemente mais calor e funcionam mais rapidamente do que os motores de automóveis. Por isso, temos uma série intrincada de mecanismos que necessitam de menos óleo para trabalhar mais. Assim a utilização de óleo que não foi especificamente concebido para lidar com este cenário é suscetível de causar problemas.

Para além destas diferenças básicas, existe também a questão de saber o que o óleo para motas cobre e protege. Isto ao contrário do que acontece com o óleo para motores normal de um automóvel ou camião. O óleo de motor normal é apenas para o motor, sendo que outros sistemas, como a transmissão, recebem os seus próprios fluidos especializados para os manter a funcionar sem problemas. O óleo de mota, pelo contrário, flui através do motor, bem como do sistema de embraiagem e da caixa de velocidades.

óleo do motor do carro na mota

Os tipos de óleo também podem fazer a diferença, independentemente de serem para automóveis ou motociclos, em parte devido ao facto de os motores dos automóveis modernos serem concebidos para óleos mais leves.

O que acontece se utilizar?

Apesar de ser definitivamente uma má ideia utilizar óleo de motor num motociclo, não é necessariamente uma atitude catastrófica, dependendo da situação. No entanto, é altamente recomendável que, a menos que haja algum tipo de emergência ou nenhuma outra opção, utilize sempre o tipo de óleo recomendado pelo fabricante.

A utilização de óleo de motor normal pode funcionar como uma solução quando não é possível obter o óleo de motociclo específico de que necessita. No entanto, também é muito importante obter o peso (também conhecido como viscosidade) correto. Assim, mesmo que não consiga obter óleo para motas, deve certificar-se de que qualquer óleo de motor que utilize como solução temporária tem o mesmo número de peso que o óleo para motas recomendado pelo fabricante. Em última análise, é melhor consultar o manual do utilizador. Isto para obter as recomendações de óleo. Lembramos que podem diferir de mota para mota – e seguir o mais fielmente possível essas recomendações.

Se escolher o peso errado ou utilizar um tipo de óleo não recomendado, é provável que tenha problemas. Isto pode resultar em perda de aceleração, deslizamento da embraiagem, falhas nas mudanças e uma série de outros problemas possíveis no motor.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também