É inegável que a tecnologia OLED já caiu imenso de preço nos últimos anos, isto à medida que a complexidade de produção diminui, o que por sua vez também acaba por arrastar os custos de produção para baixo.
Curiosamente, isto já fez com que as TVs e Monitores baseados na tecnologia “antiga”, como é o caso do IPS LCD, baixassem significativamente de preço, existindo agora grandes oportunidades em vários modelos, e em segmentos de mercado.
Porém, se quiser um produto de qualidade baseado num painel OLED, ainda vai ter de pagar um Premium demasiado alto para a carteira da grande maioria dos consumidores. Isto pode estar prestes a mudar!
OLED: Prepara-se para uma queda de preços!
Portanto, graças a um gigantesco investimento de mil milhões de dólares, a produção da LG no mundo OLED, que caso não saiba, é a fabricante que mais brilha no lado das TVs, vai sofrer uma incrível revolução, o que por sua vez deverá significar excelentes notícias para o mercado a médio-longo prazo.
Ou seja, este investimento serve para aumentar os níveis de produção, começar a apostar em tamanhos um pouco diferentes, em vez de produzir apenas paíneis de grandes dimensões. Tudo isto ao mesmo tempo que se implementam novas técnicas de produção pensadas para baixar ainda mais a complexidade.
Curiosamente, a LG não está sozinha nesta aposta!
Visto que a Samsung também está a convertar uma antiga fábrica de painéis LCD para a produção de paíneis OLED num investimento de 3.1 mil milhões de dólares, isto enquanto a Chinesa BOE está a criar uma nova fábrica de raiz, com um investimento de 8.8 mil milhões de dólares.
Em suma, as três maiores fabricantes estão neste momento a trabalhar afincadamente para aumentar os níveis de produção. Mais produção significa mais oferta, e mais oferta acaba quase sempre por significar preços mais baixos. Especialmente porque todas estas fabricantes vão cortar no desperdício, ao criar linhas especializadas nos tamanhos mais populares de painéis OLED do mercado.
Quando é que vamos notar a diferença?
Este aumento massivo de produção vai começar a ter um impacto no mercado ainda em 2024. Porém, não vamos sentir o efeito todo de uma só vez. Os preços vão começar a baixar à medida que todas estas linhas de produção estabilizam, e claro, as fabricantes começam a implementar os painéis nos seus produtos.
Vamos começar a ver portáteis de gama média com ecrãs OLED! Também vamos começar a ver mais televisões OLED a chegar às gamas médias e gamas baixa. Tudo isto enquanto todas as fabricantes começam a implementar tecnologias mais avançadas nos modelos mais premium e mais caros. Tudo para continuar a separar o trigo do joio.
Em suma, se quer OLED, está na altura de ficar muito atento ao mercado!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!