Tal como em todas as profissões, existe o grupo dos honestos e também daqueles que ganham a vida a aproveitar-se de clientes sem conhecimentos e os mecânicos não são exceção. É por isso que, antes de entrar numa oficina de reparação automóvel, deve familiarizar-se com as fraudes que os mecânicos podem utilizar para o privar do seu dinheiro. Assim veja como descobrir se uma oficina está a cobrar mais do que devia.
Como descobrir se uma oficina está a cobrar mais do que devia!
Falta de transparência nos preços
Mesmo na era da Internet, obter informações transparentes sobre o custo das reparações automóveis pode ser uma batalha difÃcil. Isto porque os preços variam frequentemente de uma oficina para outra. Mesmo dentro da mesma cidade, deixando muitos consumidores a coçar a cabeça e a perguntar-se se é possÃvel obter um orçamento honesto de um mecânico de automóveis. Por muito comum que seja a falta de transparência nos preços das reparações automóveis, se quiser evitar ser enganado quando leva o seu carro para ser reparado, é importante certificar-se de que o seu mecânico é franco consigo sobre todos os custos antes de concordar com qualquer reparação.
Se um mecânico inventa desculpas para não lhe dizer quanto lhe vai ser cobrado por um serviço, isso é um sinal de alerta. Quando chega a altura de pagar a conta, pode encontrar taxas ocultas ou encargos adicionais. Isto sob a forma de peças extra ou mão de obra que não foram discutidos consigo antes de começar a trabalhar no seu veÃculo. Um mecânico honesto estará disposto a fornecer-lhe uma estimativa detalhada do custo da reparação antes de começar. A mão de obra, as peças e outros encargos devem ser incluÃdos neste orçamento. Se o mecânico não estiver disposto a fazê-lo, é sinal de que deve levar o seu carro a outro lado.
Recomendação de reparações desnecessárias
Se for ao mecânico para uma mudança de óleo e este lhe disser que o seu carro precisa de uma longa lista de reparações adicionais e dispendiosas, é aconselhável proceder com cautela. O upselling é uma das formas mais comuns de os concessionários e as oficinas independentes faturarem serviços ou peças que não são imediatamente necessários ou, em alguns casos, nem sequer são necessários. Se não percebe muito de automóveis, identificar esta tática pode ser um desafio. Também pode achar que os mecânicos tentam testar os seus conhecimentos para ver até onde podem ir.
No entanto, se o seu carro estava a funcionar bem antes de chegar ao mecânico e, de repente, aparece uma lista de coisas erradas, deve pensar duas vezes antes de assinar a reparação. Por exemplo, sugerem uma revisão completa do motor quando o seu carro só precisa de uma pequena correção. Estar familiarizado com o calendário de manutenção do seu veÃculo, que se encontra frequentemente no manual do proprietário, pode ajudá-lo a avaliar se uma reparação é necessária ou não, e procurar uma segunda opinião em caso de dúvida também pode ajudar.
Diagnósticos inconsistentes
Uma das formas mais rápidas de um mecânico de automóveis drenar a sua conta bancária é através de diagnósticos inconsistentes. Se levar o seu carro a uma oficina e receber diagnósticos diferentes para um problema ou se não lhe conseguirem dar uma resposta direta sobre o que está errado, isso deve fazer soar o alarme. Quer seja devido à falta de experiência ou ao facto de o estarem a enganar intencionalmente, esta inconsistência pode levar a reparações desnecessárias, ao desperdÃcio de dinheiro e deixar o seu automóvel com problemas por resolver.
Em contrapartida, quando se lida com um mecânico de confiança, este irá diagnosticar sistematicamente os problemas do seu veÃculo. Isto utilizando frequentemente ferramentas de diagnóstico avançadas e os conhecimentos adquiridos ao longo de anos de experiência no trabalho. Este processo permite-lhes chegar à causa raiz do problema. Tudo para garantir que esta é corretamente identificada, eliminando as conjecturas que podem levar a diagnósticos inconsistentes. Embora haja alturas em que um mecânico se engana, se isso acontecer repetidamente, é altura de questionar os seus motivos.
Tácticas de venda de alta pressão são uma forma de uma oficina acabar por cobrar mais do que devia
É uma sensação familiar: Entra numa oficina de reparação à procura de uma solução simples e sai com mais perguntas do que respostas. Pode ter pensado que os problemas do seu veÃculo eram menores, mas o mecânico recomendou vários serviços que não fazia ideia de que precisava. Não só isso, como o fazem de uma forma agressiva, pressionando-o a comprometer-se com serviços de que pode nem sequer precisar agora ou nunca. Esta tática pode ser particularmente eficaz se não souber muito sobre manutenção automóvel, especialmente porque o mecânico terá frequentemente um sentido de urgência ao fazer estas recomendações e avisa-o das consequências terrÃveis se não agir imediatamente.
Se um mecânico recomendar a lavagem da transmissão. Ou então do sistema de arrefecimento ou dos injetores de combustÃvel, deve pensar duas vezes. Como tal deve verificar o manual do proprietário do veÃculo antes de avançar. Embora estes serviços não sejam fraudes em si mesmos e não danifiquem o seu automóvel, são grandes geradores de dinheiro para as oficinas. Para além disso são algo de que pode não precisar. Compreender a diferença entre conselhos úteis e vendas de alta pressão é vital para não cair em técnicas de alta pressão. Quando um mecânico lhe dá conselhos úteis, estes estão de acordo com o plano de manutenção do fabricante. Assim não o pressionam a tomar uma decisão imediata.
Assim já sabe quais os principais sinais de que uma oficina está a cobrar mais do que devia.
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