Ainda se lembra dos bons velhos tempos, em que a AMD andava ali taco-a-taco com a NVIDIA, no mundo das placas gráficas, vencendo algumas gerações, enquanto a rival vencia outras? Pois bem, parece que um dos termos identificatórios dessa altura está agora prestes a voltar.
Afinal de contas, o ‘XTX‘, que recentemente tem sido utilizado apenas internamente, para identificar os GPUs mais poderosos (completamente desbloqueados), vai mesmo voltar às prateleiras, primeiramente a partir da Radeon RX 7900 XTX.
Será uma aposta a sério da AMD, isto numa altura em que a NVIDIA parece ter exagerado nos preços? A oportunidade está cá!
O XTX vai voltar às placas AMD Radeon! Bom Sinal?
Portanto, segundo os mais recentes rumores e leaks, a AMD quer a nomenclatura XTX novamente nas caixas das placas gráficas, de forma a identificar os modelos mais poderosos, e por isso, indicados para os entusiastas.
Uma estratégia interessante, visto que a nova arquitetura RDNA3 traz algumas novidades tecnológicas que podem fazer furor, e voltar a meter a AMD no poleiro. Especialmente se a gigante dos processadores e placas gráficas decidir ser um pouco mais simpática nos preços, comparativamente ao que a NVIDIA anda a fazer.
Aliás, a AMD pode estar mesmo motivada a movimentar produto, tal tem sido a desilusão com os processadores Ryzen 7000, que não estão nem de perto, nem de longe, a vender bem.
Entretanto, a Radeon RX 7900 XTX deve chegar ao mercado com 12.288 processadores stream, naquilo que deverá ser uma mistura de componentes de 5nm, com componentes de 6nm. Em termos de memória, são esperados 24GB GDDR6, num bus de 384-bit, isto deve significar uma largura de banda à volta dos 960 GB/s. Parece pouco? Não se esqueça que ainda temos a presença da Infinity Cache, para levar o subsistema de memória a outros níveis.
Depois da ‘XTX’, vamos ver uma Radeon RX 7900 XT, um pouco mais limitada, com 10.752 processadores stream, e 20GB de memória GDDR6.
Ainda não fazemos ideia dos preços, mas vamos ficar a saber tudo, ou quase tudo, no dia 3 de Novembro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nas placas gráficas AMD Radeon? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!