A Realidade Virtual (VR) é obviamente muito interessante, especialmente se tiver um PC poderoso o suficiente para aproveitar a experiência em pleno. No entanto, é também um submundo caro, que infelizmente continua a evoluir ao seu próprio ritmo… Demasiado Lento…
Um ritmo tão lento, que alguns developers começaram a questionar se faz mesmo sentido continuar a apostar na plataforma. Como parece ser o caso da gigante Valve.
Vamos por partes.
O VR está morto no PC? É a opinião de um dev da indústria
Portanto, a Realidade Virtuais está numa posição muito interessante, com os capacetes a ficarem avançados o suficiente para serem capazes de oferecer experiências que há bem pouco tempo, poderiam apenas ser imaginadas, e não vividas. Sendo possível construir mundos complexos, e de grandes dimensões, que poderão mesmo rivalizar com a experiência tradicional que é ficar sentado no sofá a jogar consola, ou num PC tradicional, com um teclado ou rato nas mãos.
No entanto, apesar de toda a evolução, ninguém sabe muito bem qual é o futuro da Realidade Virtual. Sendo exatamente por isto, por estar sempre a evoluir, e de não existir ainda uma meta bem definida. Que vários developers estão a pensar abandonar o mercado.
Afinal de contas, alguns developers do mundo VR aproveitaram o Twitter para dar a sua opinião, com CixLiv, o fundador da 3X VR a dizer:
- “Peço desculpa aos meus amigos do mundo VR. Mas eu vou declarar o mundo do PC VR, morto. Têm a liberdade de tentar provar que eu estou errado.”
Curiosamente, estas declarações não tiveram muita resistência, com outros devs a concordar que, infelizmente, o PC VR não traz dinheiro para os bolsos de ninguém. Afirmando ainda, que é possível vender 5x mais na plataforma Quest, a grande aposta do Facebook no mundo da realidade virtual. Aposta essa que não aposta na performance pura e dura, mas sim num “pacote” mais aliciante para as massas.
Half-Life: Alyx mostrou o potencial do VR no PC! No entanto, a Valve parece ter decidido cancelar todos os projetos VR ainda em desenvolvimento.
CixLiv aproveitou a discussão para dizer que o VR no PC tem realmente muito potencial, bastando olhar para Half-Life: Alyx para ter essa certeza.
No entanto, segundo o mesmo, a Valve cancelou todos os outros jogos VR. Afirmando que Alyx foi uma vista de olhos para aquilo que poderemos encontrar no mundo dos jogos daqui a 10 anos. Mas que claro está, devido à falta de receitas neste segmento, vai ser um projeto sem rival durante muito… muito tempo.
Em suma, será que o VR vai passar por um mau bocado? Ou vai simplesmente transformar-se, com uma ajuda grande do Facebook (Quest), para se massificar?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!