O SSD que equipa ambas as consolas de nova geração é apontado por muitos como a principal grande novidade para o mundo dos videojogos! Permitindo ‘matar’ os tempos de loading, mas também desenvolver jogos com mundos maiores e ainda mais detalhados.
Dito isto, apesar de tudo o que foi dito acerca do SSD ‘custom’ da PS5, que para muito boa gente é a melhor coisa depois da invenção do pão fatiado. Parece que a drive da Xbox Series X foi tudo menos feita em cima do joelho… Ao fim ao cabo, novidades apontam para que o SSD integrado da consola já esteja a ser planeado desde 2007! Ou seja, antes do lançamento da Xbox One original.
O SSD da Xbox Series X está em desenvolvimento há 13 anos!
Portanto, em 2007, apenas 2 anos após o lançamento da Xbox 360, a Microsoft já andava a estudar um salto para a memória flash que dá vida às drives SSD, de forma a realmente revolucionar o mundo das consolas. Isto ficou provado numa recente apresentação no evento Hot Chips, altura em que a Microsoft mostrou como a tecnologia proprietária PCIe 4.0 SSD CFExpress é baseada em alguns avanços feitos há cerca de 13 anos.
Em suma, em vez de utilizar um SSD para o seu propósito principal (armazenamento), a Microsoft queria introduzir uma drive NVMe com grande largura de banda como backup ou buffer/cache para armazenamento de modelos e texturas de alta resolução. Tudo de forma a tirar um pouco do trabalho de cima da DRAM. Em suma, esta ‘jogada’ iria permitir à Microsoft poupar na DRAM (que é 33x mais cara que a memória NAND Flash), sem perder performance.
No entanto, esta ideia acabou por ser posta na gaveta na altura do desenvolvimento da Xbox One, chegando apenas agora ao mercado com drives PCIe 4.0 x4 NVMe M.2, com velocidades 100x acima daquilo que a Xbox One é capaz de oferecer.
Em suma, na opinião da Microsoft, a Xbox Series X representa o maior salto de sempre no mundo do hardware para consolas. Tudo graças a várias tecnologias como este SSD, que já anda na cabeça dos engenheiros da empresa há muitos e longos anos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!