Caso não tenha estado atento, a Qualcomm decidiu lançar uma versão um pouco menos poderosa, mas significativamente mais barata do Snapdragon 8 Gen3, o SoC mais poderoso do ecossistema Android. Estamos a falar do SoC Snapdragon 8s Gen3! Que na realidade pode muito bem ser um teste para um futuro em que a Qualcomm disponibiliza sempre dois tipos de processadores, um super todo de gama caro, e claro, um outro SoC um pouco menos poderoso, mas obviamente um pouco mais barato.
Ou seja, é muito provável que no próximo lançamento da Qualcomm, o novo Snapdragon 8 Gen4, que deverá ser um pouco mais caro face ao atual Gen3, venha logo acompanhado pelo 8s Gen4, de forma a dar alguma escolha às fabricantes.
Se vai correr bem… É esperar para ver o que tudo isto vai dar!
O Snapdragon 8s Gen3 é apenas o início de algo novo!
Portanto, uma das maiores queixas das fabricantes Android é quase sempre apontada à Qualcomm, uma das fornecedoras mais importantes desta indústria, visto que fornece não só o processador (SoC), como também o modem 5G.
O SoC (System-on-a-chip) está cada vez mais complexo, e por isso significativamente mais caro. Caso não saiba, o atual Snapdragon 8 Gen3 custa qualquer coisa como 200 dólares por unidade, e ao que tudo indica, o próximo SoC vai ser ainda mais caro graças ao facto de implementar algumas novidades arquiteturais, e claro, ser baseado no processo de 3nm da TSMC.
Assim, como a Qualcomm não quer cortar o preço do seu produto mais lucrativo, tudo indica que o novo 8s Gen3 não é nada mais que um teste para perceber como as parceiras poderão ou não adotar um SoC um pouco menos poderoso, mas bastante mais poderoso, para perceber se esta estratégia pode ser ou não utilizada num futuro muito próximo, quem sabe… Já a partir do lançamento do Snapdragon 8 Gen4 no final de 2024.
Vai depender do preço do SoC. Ou melhor… Vai depender do preço dos smartphones que usem este SoC!
Sou muito honesto, não estou com grandes expetativas para este SoC. O processador chega demasiado tarde para fazer a diferença. Mas, a ser bem implementando, em aparelhos como um hipotético Nothing Phone (3). Ou algo como o recentemente lançado OnePlus 12R, pode ser um esforço compotencial para vir a fazer a diferença.
Afinal de contas, se formos mesmo muito honestos, a realidade é que ter um SoC super topo de gama ou não… Não faz a diferença no final do dia.
Por isso, se as fabricantes forem capazes de criar ofertas realmente interessantes com um SoC quase tão bom quanto o último grito da indústria… A coisa pode correr bem e fazer mossa no mercado!
Especialmente nesta altura do campeonato em que já chegámos aos 1500€ nos modelos base Premium.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Acha que esta estratégia vai ser um sucesso? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!