O SLI está morto? Já há alguns anos que andamos a verificar uma desistência gradual nas tecnologias multi-gpu, tanto por parte da AMD como da NVIDIA.
Afinal de contas, não são muitos os consumidores que optam por esta ‘brincadeira’ que é obviamente bonita mas cara, e claro, é sempre algo extremamente complicado de suportar nas drivers e até pelos próprios developers de jogos. Especialmente quando o foco da NVIDIA e AMD é produzir novas arquiteturas, que por sua vez, trazem novas e maiores dificuldades a um processamento paralelo.
O SLI está morto! Quer duas placas gráficas? Só na RTX 3090!
Portanto, devido a todas as dificuldades que mencionei em cima, parece que a NVIDIA decidiu mesmo deixar o suporte ao SLI para segundo plano. Ao fim ao cabo, a única placa gráfica capaz de suportar a funcionalidade é a RTX 3090, que claro, obriga à compra de uma NVLink SLI Bride de 80~90€.
Entretanto, na geração passada, a tecnologia foi suportada pela RTX 2070 Super, RTX 2080, RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti. Isto enquanto a AMD Radeon nem sequer apostou na sua tecnologia Multi-GPU (Crossfire) com a sua mais recente gama de placas gráficas.
Ou seja, se por acaso quiser um setup com 2 placas gráficas de última geração em 2020, prepare-se para pagar cerca de 3100~3200 euros, isto sem contar com o resto dos componentes do seu PC.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Mining de volta? Miners vão apostar nas RTX 30 e velhas RX 5700 XT
Ainda se lembra do fenómeno do mining? Altura em que vimos placas gráficas de gama média como a AMD RX 580 a custarem o dobro ou o triplo do seu valor original? Pois bem, parece que o perigo poderá mesmo voltar ao mercado dos PCs!
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!