O seu smartphone continua muito atento ao que vocĂȘ diz!

É inegĂĄvel que hoje em dia existe uma maior preocupação com a privacidade dos utilizadores, especialmente quando o tema Ă© o smartphone, um dos aparelhos mais sensĂ­veis que utilizamos no nosso dia-a-dia, onde podemos encontrar quase tudo sobre uma pessoa, e por vezes acerca de amigos e familiares.

Mas, se pensa que estĂĄ seguro… Bem… É Ăłbvio que nĂŁo.

O seu smartphone continua muito atento ao que vocĂȘ diz!

smartphone, redes mĂłveis

Portanto, segundo uma empresa focada nos anĂșncios publicitĂĄrios na Internet, apesar de tudo o que tem vindo a ser feito e dito, os nossos aparelhos continuam muito atentos ao que dizemos no nosso dia-a-dia.

De certeza que jĂĄ lhe aconteceu! Estar a falar de querer um monitor novo para o seu PC de trabalho, ou que o seu telemĂłvel estĂĄ a começar a falhar e que se calhar precisa de reforma, e da prĂłxima vez que vai Ă  Internet aparecem logo anĂșncios publicitĂĄrios a apontar algumas promoçÔes para esses mesmos produtos. Bem… NĂŁo Ă© um acaso do destino.

Pois bem, segundo uma subsidirĂĄria da Cox Media Group (Local Solutions), Ă© possĂ­vel aproveitar tecnologia de audição ativa para enviar anĂșncios publicitĂĄrios aos utilizadores com uma taxa de acerto extremamente alta. Este mĂ©todo utiliza smartphones, colunas, relĂłgios, smart TVs, entre outros produtos inteligentes equipados com microfones, para perceber quais sĂŁo as intençÔes dos potenciais consumidores/alvos.

Infelizmente, o representante da Local Solutions nĂŁo explicou como acontece esta recolha de dados aparentemente ilegal. PorĂ©m, afirmou que Ă© possĂ­vel enviar anĂșncios desde produtos de eletrĂłnica, atĂ© seguros de casa.

O seu smartphone estĂĄ sempre a ouvir e vender os seus dados?

As coisas nĂŁo sĂŁo assim tĂŁo simples.

Sim, os nossos aparelhos tĂȘm a capcacidade de nos ouvir, isso nĂŁo Ă© novidade para ninguĂ©m.

PorĂ©m, o que acontece na realidade nĂŁo depende apenas e sĂł do seu smartphone, mas sim das apps e serviços que instala neste aparelho, e que por sua vez pedem autorizaçÔes para tudo mais um par de boas. AutorizaçÔes que muito provavelmente vocĂȘ dĂĄ sem sequer perceber o que estĂĄ a fazer.

Posteriormente estes dados sĂŁo por sua vez vendidos a outras empresas, e sĂŁo utilizados para este tipo de coisas.

Em suma, as grandes empresas estĂŁo muito atentas ao que vocĂȘ diz, quer e gosta. Estamos a falar de gigantes como a Google, Apple, Facebook (Meta), ou atĂ© algumas fabricantes de smartphones. Quem sabe? 

Fonte

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também