Portanto, parece que o Google se juntou à Qualcomm para tentar garantir uma maior longevidade ao ecossistema Android. Afinal de contas, uma das maiores queixas dos utilizadores é quase sempre a escassez e atrasos nas atualizações ao Sistema Operativo! Especialmente em relação ao que a Apple faz com o seu iPhone, com atualizações lançadas para todos os aparelhos compatíveis no mesmo dia.
Mas talvez mais importante que a data de lançamento de cada atualização, é mesmo o suporte que cada modelo tem no seu ciclo de vida. Afinal de contas, quantos iPhones 6S e 7 ainda vê na rua? Pois… Foram suportados pela Apple durante 5 anos!
O seu próximo smartphone Android vai ter 4 anos de atualizações!
Portanto, caso não saiba, na grande maioria dos caros, as fabricantes (como a Samsung, ou a OnePlus), esperam que a Qualcomm trabalhe na atualização de todo o software que o SoC necessita. Para posteriormente darem os seus próprios ‘toques’, e apenas depois de tudo isto procederem ao lançamento para os aparelhos em causa.
Dito isto, historicamente, todos os SoC Qualcomm 8XX têm suportado pelo menos 2 grandes versões do Android. No entanto, agora numa nova série de melhorias e acordos, a Google e Qualcomm melhoraram a coisa com mais um ano de suporte, o que na prática, deverá significar 3 grandes atualizações e mais um ano extra de atualizações de segurança.
Em suma, a situação melhorou um pouco, mas o Android ainda está um pouco longe do iOS da Apple neste aspeto. Até porque, não acredito que este acordo passe para as gamas médias e gamas baixas de smartphones, sendo obviamente mais focados nos aparelhos topo de gama.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.