O seu operador não lhe troca o router? Então experimente isto!

Existem várias razões legítimas para pedir um router novo ao seu operador. Pode ganhar mais velocidade e sobretudo maior cobertura Wi-Fi. Aliás esta é uma das razões para os clientes pedirem a mudança. No entanto se tudo estiver a funcionar bem e sem falhas no serviço, nem sempre o operador vai alterar ao equipamento. Se for este o caso e o seu operador não lhe troca o router há algumas coisas que pode experimentar para tirar mais partido do equipamento anterior. Sobretudo quando há má cobertura da rede Wi-Fi.

O seu operador não lhe troca o router? Então experimente isto!

Analise a cobertura Wi-Fi

A primeira coisa que tem de fazer é tentar compreender a cobertura Wi-Fi atual o mais detalhadamente possível.

Isto é mais fácil de fazer agora do que nunca, graças às aplicações gratuitas de análise de Wi-Fi disponíveis para telemóveis, tablets e computadores portáteis. Pode ir até ao ponto de utilizar uma aplicação paga, como a Netspot, para criar um “heatmap” detalhado da cobertura, ou simplesmente passar alguns minutos a efetuar testes de velocidade e de sinal em diferentes áreas da sua casa e anotar os resultados num pedaço de papel.

Unknown app
Unknown app
Developer: Etwok, Inc.
Price: Free

usar um Wi-Fi público

O importante é construir uma imagem completa com base em dados e não em suposições. Quando se sabe onde o sinal é fraco, é possível perceber porquê e começar a planear as mudanças que podem ajudar, incluindo a compra de um novo router.

Isto é algo que vale realmente a pena. Analisar a cobertura Wi-Fi e procurar as razões pelas quais era fraca ou forte em determinadas áreas ajuda a fazer escolhas informadas sobre a forma de a melhorar. Sem esse conhecimento, qualquer mudança é sempre um tiro no escuro.

Desloque o router para obter uma melhor cobertura

Como regra geral, a melhor posição para o seu router fornecer cobertura será algures no centro da sua casa. Se pensarmos na área de cobertura como uma esfera com o router no centro, deve ser óbvio porquê.

A localização inicial do router Wi-Fi raramente, ou nunca, é a posição ideal para a cobertura de toda a casa. Isto é particularmente verdade se ainda estiver no local onde a operadora de banda larga o instalou pela primeira vez. A função deles é ligar a sua casa à rede, não otimizar a cobertura Wi-Fi.

O reposicionamento do router pode exigir algum tempo e planeamento, especialmente se o mudar para uma divisão completamente diferente, mas raramente tem de ser dispendioso.

Esta pode ser a única coisa que precisa de fazer para melhorar a cobertura Wi-Fi. Também faz sentido mesmo que planeie comprar um novo router numa data posterior. O melhor local para o seu router existente será também o melhor local para o próximo que comprar.

Os dispositivos ligados

A utilização de vários dispositivos ao mesmo tempo, o streaming, os jogos e as videoconferências são atividades que esgotam o seu router Wi-Fi.

Para além disso inspecione frequentemente os dispositivos ligados à sua rede e verifique se sabe quais são. Se alguma coisa parecer suspeita, mude de imediato a palavra-passe de acesso ao Wi-Fi. Depois de alterar a password, terá de voltar a ligar todos os seus dispositivos. Seja como for mais vale isto do que andarem a utilizar de forma abusiva a sua Internet.

Atenção aos equipamentos antigos

Para perceber como é que um dispositivo antigo pode atrasar a sua rede, é essencial olharmos para o Wi-Fi e como funciona. As redes sem fios utilizam uma frequência de 2,4GHz ou uma frequência de 5GHz. Esta frequência define o número de ondas que passam por um local fixo num segundo. Assim, se estiver a usar Wi-Fi de 5GHz, um total de 5.000.000.000 ondas chegam ao seu smartphone num segundo.

operador não troca o router

Para transmitir dados, o router Wi-Fi altera estas ondas com base nos dados que precisam de ser enviados. Entretanto no meio disto estão diferentes protocolos. Estes protocolos definem diferentes técnicas de modulação que conduzem a uma diferença na quantidade de dados transmitidos pelo Wi-Fi.

Protocolos diferentes utilizam diferentes técnicas de modulação para transmitir dados. Devido a esta razão, um dispositivo que usa o protocolo 802.11b não consegue compreender os dados transmitidos pelo protocolo 802.11n.

Dito isto, o Wi-Fi tem de ser retro compatível e se um dispositivo 802.11b se ligar a um router que utiliza 802.11n, precisa de funcionar. Assim, para resolver este problema, o router 802.11n utiliza o protocolo 802.11b para comunicar com aquele dispositivo. É devido a esta razão que o seu Wi-Fi abranda por causa de um dispositivo mais antigo.

Agora já sabe o que fazer se o seu operador não lhe troca o router e quer melhorar o Wi-Fi.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também