O seu iPhone está a desvalorizar: veja quanto vai perder!

Os novos smartphones são muito caros, especialmente os iPhones da Apple. É por isso que, se pretende adquirir o modelo mais recente, trocar um modelo mais antigo para compensar o custo é uma boa ideia. No entanto, talvez não queira esperar muito tempo para trocar o seu modelo mais antigo. De acordo com os valores de retoma, vamos dizer-lhe quanto é que o seu iPhone está a desvalorizar ao longo dos anos.

iPhone a desvalorizar mas quanto?

Estes números chegam da Back Market um site que permite aos utilizadores vender os seus aparelhos usados ou comprar um aparelho renovado. De acordo com os números de troca do site, o valor de um iPhone diminui todos os anos, mas de forma irregular. Poderia pensar que os números são consistentes, mas, curiosamente, não o são.

iPhone não fica sem espaço, iOS 18 Europa, carregador do iphone, iPhone 15 Pro Max, iPhone, Apple, iphone apanhou água

Por exemplo, o iPhone de 2020 registou uma queda de valor de 49%. Isto em comparação com o modelo de 2019, que apenas registou uma queda de 25%.

Isto não faz sentido. O iPhone 12, que foi lançado em 2020, marcou o início de um novo design para a Apple. Seria de esperar que o novo design lhe permitisse obter um preço consideravelmente mais elevado do que o iPhone 11 de 2019, mas não parece ser esse o caso.

Em última análise, de acordo com o Back Market, o iPhone médio perderá 36% do seu valor de troca ao longo de um ano. Por isso, se tem um dispositivo como o iPhone 16 Pro Max e está a considerar a série iPhone 17, não espere muito tempo.

Um dos problemas com a compra de nova tecnologia é o que vai fazer com a mais antiga?

Para dispositivos como telemóveis, trocá-los faz sentido e é mais fácil. Mas pode não ser tão simples para outros tipos de dispositivos.

De facto, de acordo com a Back Market, a empresa descobriu que 81% dos inquiridos têm pelo menos um dispositivo não utilizado em casa. Na verdade, 55% dos inquiridos têm três ou mais dispositivos a ganhar pó algures. No que diz respeito aos smartphones, é realmente surpreendente que 72% das pessoas tenham um telemóvel antigo por aí.

Dito isto, é compreensível que nem toda a gente saiba como trocar os seus dispositivos mais antigos. Depois, há também a questão da confiança.

Algumas pessoas podem não achar os valores de troca oferecidos pela Apple ou por outras empresas justos em comparação com as taxas de mercado. No entanto, é muito melhor do que ter um aparelho na sua gaveta, perdendo o seu valor anualmente.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também