Hoje em dia, se olhar para o seu cartão multibanco, ainda vai poder encontrar a tradicional banda magnética, mas… Os dias desta tecnologia estão contados! Ao fim ao cabo, é esperado que a maquinaria deixe de suportar a banda magnética já a partir de 2024, com um desaparecimento completo em 2033.
Aliás, apesar de ainda estarmos em 2022, a Mastercard já começou o processo de abandono à ‘banda’. Com os olhos bem postos no futuro, o que por sua vez parece significar olhar com outros olhos para a sua impressão digital. Sim, leu bem, o seu cartão vai passar a ter um leitor de impressão digital, tal e qual o seu smartphone.
O seu cartão multibanco vai mudar dentro de muito pouco tempo
Portanto, há quanto tempo não insere o seu cartão num terminal de pagamento? Ou talvez mais importante que isso, há quanto tempo não faz deslizar a banda magnética do seu cartão, num qualquer aparelho que o peça?
Hoje em dia, até já começa a ser raro inserir o cartão num qualquer terminal, visto que é o contactless que reina o mercado. Por isso, está na hora de dizer adeus a pela menos uma das tecnologias integrantes dos seus cartões do dia-a-dia, para dar espaço a outras, mais seguras, e mais práticas.
Afinal de contas, apesar da presença da banda magnética há décadas, está agora na hora de lhe começar a dizer adeus. Um processo que vai ser demorado, mas que no lado da Mastercard, já foi iniciado.
Já não existe espaço para a banda magnética? Porquê?
Bem… Na verdade… Não! Os tempos mudaram!
Por isso, nesta altura do campeonato, todos os cartões já contam com um chip, que por sua vez permite transações mais seguras, mas também pagamentos contactless, que primam pela rapidez.
Além disto, as grandes empresas do setor já estão a olhar para o que vem a seguir, que pelos vistos, na opinião da Mastercard, envolve autenticação biométrica, muito provavelmente a partir da impressão digital de cada utilizador.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!