Manter o seu automóvel limpinho não é só uma questão de estética mas também de longevidade. Assim a lavagem regular pode evitar que contaminantes como sujidade e até excrementos de aves danifiquem a sua pintura e provoquem corrosão. Pequenas lascas na pintura podem levar à ferrugem se forem ignoradas, o que pode ser dispendioso. Um exterior bem conservado preserva o valor de revenda do seu automóvel e evita danos. No entanto, o mais importante é, sem dúvida, a segurança e o desempenho. Assim se quer que tudo corra bem não se esqueça do que tem de fazer para limpar o seu carro e o que deve evitar.
Limpar o seu carro não tem de ser uma tarefa complicada
Utilizar o produto certo
Uma das coisas mais importantes é o sabão que utiliza. Uma opção com pH equilibrado é propositadamente concebida para ser suave no acabamento exterior e, ao mesmo tempo, resistente à sujidade, graças a uma fórmula elaborada que protege a pintura e a cera. Procure rótulos que tenham “pH equilibrado” diretamente ou “seguro para todos os acabamentos”. Negligenciar a procura de um sabão com pH equilibrado e optar por algo diferente pode ser prejudicial para o exterior do seu carro.
Comece por enxaguar
Antes de aplicar o sabão com pH equilibrado, é crucial enxaguar o seu carro como o primeiro passo do processo. Só obterá os melhores resultados se enxaguar primeiro e, sem este passo, poderá ter algumas consequências. Pense no enxaguamento como uma defesa de primeira linha contra riscos, porque varre a sujidade solta, a areia e os detritos que, de outra forma, se transformariam em pequenas lâminas que raspariam a sua pintura durante a lavagem.
Utilize o método de lavagem com dois baldes
Após o enxaguamento, é melhor trazer dois baldes se estiver a lavar o veículo à mão sozinho. O método dos dois baldes é um divisor de águas na limpeza de automóveis porque, tal como o enxaguamento, evita riscos na pintura. No primeiro balde, deve colocar água limpa e com sabão (pH equilibrado). O segundo balde deve conter água pura para enxaguar e o pano ou luva de microfibra para utilizar quando necessário. O aspeto crucial do método dos dois baldes é que evita a contaminação cruzada. Se pegar na água limpa com sabão e limpar a sujidade do seu carro, e depois voltar a enxaguá-la no mesmo balde, a água já não está limpa. Isto evita isso.
Limpe de cima para baixo
Lavar o seu carro de cima para baixo faz uma enorme diferença – mas porque é que isso acontece? Uma resposta simples seria a gravidade. A sujidade e a fuligem recolhidas pelo seu veículo são arrastadas para baixo. Começar por baixo e ir subindo seria uma forma fácil de sujar acidentalmente mais partes do carro que acabou de limpar. Além disso, a parte superior do automóvel é normalmente a mais limpa. Já as secções inferiores recolhem a maior parte das partículas.
Utilize panos de microfibra
Embora as toalhas de papel e os panos velhos possam parecer convenientes, podem deixar riscos ou fiapos para trás. Os panos de microfibra, por outro lado, são suaves, absorventes e foram concebidos para superfícies delicadas. São a melhor opção absoluta para lavar, secar e polir um veículo e são indispensáveis no seu kit de limpeza. Outra vantagem da utilização de panos de microfibras é que são óptimos para reduzir a acumulação de estática, que pode atrair pó e sujar o seu carro mais rapidamente do que antes.
Limpe corretamente as superfícies interiores
Também deve atenção ao interior. O pó, a sujidade e os derrames podem acumular-se rapidamente, provocando cheiros desagradáveis e potenciais danos materiais se não tratados. Retocar o interior regularmente também pode ajudar o cheiro a carro novo a durar mais tempo. O problema é que é necessário utilizar vários produtos, dependendo do material que está a limpar no interior do veículo. Os estofos em vinil, pele e tecido requerem sprays ou toalhetes especializados para evitar que rachem e desbotem com o tempo. No caso dos tabliers e painéis das portas, o melhor é utilizar um pano de microfibras com um produto de limpeza suave e não gorduroso.
Limpe as zonas difíceis de alcançar com uma escova de dentes
O pó e a sujidade adoram instalar-se nos recantos mais pequenos do seu carro, tanto no exterior como no interior. As saídas de ar, os suportes para copos, os botões, as fendas entre os bancos e os puxadores das portas são bons exemplos. Uma escova de dentes de cerdas macias é a ferramenta de limpeza de baixo custo perfeita para alcançar os locais mais apertados.
Mantenha uma toalha no carro para os derrames
Haverá sempre alturas em que tem de comer ou beber no carro, ou talvez esteja a levar as compras para casa e, infelizmente, um saco cai. Acontece – os derrames são inevitáveis, mas as nódoas não têm necessariamente de o ser. Se mantiver uma toalha de microfibras no seu carro, garante que está sempre preparado para sujidades súbitas.
Evite lavar à luz direta do sol
Lavar o seu carro numa tarde de sol pode parecer uma óptima ideia, mas a luz direta do sol pode fazer mais mal do que bem. O principal problema é que o calor faz com que a água e o sabão se evaporem rapidamente. Isto significa que manchas e riscos de água persistentes podem ser deixados para trás no seu carro com bastante facilidade.
Além disso, a rápida evaporação dos produtos de limpeza pode impedi-los de fazer o suposto fazerem – soltar a sujidade e a fuligem.
Evite utilizar detergentes domésticos
Quando não tiver sabão para lavar o carro, pode sentir-se tentado a usar sabão da loiça ou detergente da roupa como substituto. Por favor, não faça isso. Estes tipos de produtos de limpeza domésticos são demasiado agressivos para os acabamentos delicados do seu automóvel. A maior parte dos detergentes da loiça ajudam a decompor a gordura e os resíduos difíceis, o que significa que podem facilmente remover a camada protetora de cera do seu veículo. Sem esta camada crucial, o seu automóvel fica vulnerável à oxidação, ao desbotamento e a outros danos ambientais.