De entre todas as tecnologias que utilizamos no nosso dia-a-dia, o Bluetooth é a que está mais presente. De smartphones e computadores a televisores e altifalantes, esta tecnologia sem fios evoluiu muito para além dos sistemas de mãos livres. Mas sabe o que significa Bluetooth e qual a sua origem?
A origem do Bluetooth
Os primórdios do Bluetooth remontam a 1989, quando Nils Rydbeck, o CTO da Ericsson Mobile, iniciou o desenvolvimento da tecnologia de rádio de “ligação curta” que viria a tornar-se no Bluetooth. O objetivo inicial era especificamente para auscultadores sem fios.
A década seguinte seria passada a trabalhar numa solução viável. As coisas mudaram realmente em 1998, quando foi formado o Bluetooth Special Interest Group (SIG). Inicialmente, incluía a Ericsson, a IBM, a Intel, a Nokia e a Toshiba, mas rapidamente aumentou para cerca de 4.000 membros em apenas um ano.
Entretanto não demorou muito para que os dispositivos com Bluetooth começassem a chegar ao mercado. O Bluetooth 1.0 foi lançado em 1999. Voltando ao seu objetivo original, o primeiro dispositivo Bluetooth foi um auricular sem fios. O primeiro telemóvel com Bluetooth foi o Ericsson T36, mas só com o Ericsson T39, em 2001, é que um telemóvel com Bluetooth chegou ao mercado.
Atualmente, o Bluetooth SIG tem mais de 30000 elementos e o Bluetooth está presente em muito mais dispositivos do que apenas auscultadores e telefones sem fios. O Bluetooth 1.0 foi lançado há mais de 20 anos, mas a versão mais recente é apenas o Bluetooth 5.4, lançado em fevereiro de 2023.
O que significa o nome Bluetooth
As origens do nome Bluetooth são um pouco estranhas. É um termo que se tornou tão comum que perdeu todo o significado, mas esmagar as palavras “Blue” (azul) e “Tooth” (dente) juntas não parece fazer muito sentido em relação à tecnologia sem fios. De facto, não tem nada a ver com isso.
O nome Bluetooth veio de Jim Kardach da Intel em 1997. “Bluetooth” era a alcunha do rei Harald Gormsson da Dinamarca e da Noruega no século X. Os historiadores supõem que a alcunha tenha vindo de um dente descolorido. Mas como é que isso se torna o nome de uma norma sem fios?
Kardach disse que escolheu o nome Bluetooth porque o rei era “famoso por unir a Escandinávia, tal como nós pretendemos unir as indústrias de PC e telemóveis com uma ligação sem fios de curto alcance”. Originalmente era para ser o nome de código, mas quase 30 anos depois, ainda dizemos “Bluetooth”.
O significado secreto do logótipo Bluetooth
O logótipo também tem uma história surpreendente. Pode pensar que se trata apenas de uma letra “B” estilizada, mas a forma é, na verdade, muito intencional. Lembra-se do Rei Bluetooth? Ele fez mais do que fornecer o nome; também está por detrás do logótipo.
O ícone “B” do Bluetooth é uma combinação das runas nórdicas para as letras H e B – de Harald Bluetooth.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!