Um site que possa encontrar por essa Internet fora, qualquer site de facto, tem o objetivo de ser visto. Quantas mais visualizações (views) tiver, melhor! Porque, com a ajuda de um qualquer sistema de anúncios publicitários (e aqui a Google domina), vai ser possível criar mais e melhor conteúdo.
É exatamente por isto que você, como uma pessoas completamente normal, tem tanta informação 100% gratuita na Internet. Ou melhor, você não paga esta informação com euros, mas paga com os cliques e tempo que dá à página, porque em cada sub-página, vão existir anúncios publicitários que por sua vez vão resultar em receita para o website.
Imagina que um site é como um estádio de futebol, que está cheio de anúncios publicitários um pouco por todo o lado. O site, tal e qual como o estádio, fora o que está a acontecer no meio do campo, é um espaço que pode ser “alugado” e por isso mesmo rentabilizado.
Mas, existem diferenças entre tipos de visualizações, e é aqui que temos de saber separar o trigo do joio.
O que são “hits” num website? Como funcionam as visualizações?
Qual é a diferença entre Hits, Visitas (views) e Pageviews?
Vamos por partes!
- Hits: Contabiliza todas as requisições ao servidor (cada imagem, script, CSS conta como um hit). Por isso, uma página com muitas imagens, e código mal otimizado, vai contabilizar muitos hits. Mas, um hit é diferente de uma visualização.
- Pageviews: Representa o número de páginas visualizadas (uma página pode gerar vários hits).
- Visitas (Sessions ou Views): Conta o número de acessos únicos de um utilizador dentro de um dado período de tempo.
Ou seja, um único pageview pode gerar vários hits, dependendo da quantidade de elementos na página.
Desta forma, para medir o tráfego real de um website, métricas como pageviews e visitantes únicos são mais relevantes do que apenas hits. É exatamente por isso que pode usar ferramentas como o portal SimilarWeb, que é capaz de estimar mais ou menos as visualizações reais de um website.