Saber qual a razão pela qual a Internet está lenta em casa nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto também não é impossÃvel. Quem nos pode ajudar a descobrir é o router. Claro que nem todos irão mostrar os equipamentos que estão ligados. Mas a maioria sim. Depois de identificar tudo o que está ligado à sua rede e de perceber a que categorias pertencem vamos olhar para o que pode gastar cada um e sobretudo para o que pode deixar a sua Internet lenta em casa.
O que pode deixar a sua Internet lenta em casa? Surpreenda-se!
Descobrir os vampiros que sugam a nossa velocidade de rede nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto também não é impossÃvel. Quem nos pode ajudar a descobrir é o router.
Claro que nem todos irão mostrar os equipamentos que estão ligados. Mas a maioria sim. Depois de identificar tudo o que está ligado à sua rede e de perceber a que categoria pertencem vamos olhar para o que pode gastar cada um.
Dispositivos de Streaming
Os dispositivos de streaming podem ocupar muita da velocidade de rede. Sobretudo se estiver a ver conteúdos em 4K. Imagine que está no quarto a ver um serviço de streaming e o seu filho está na sala a ver YouTube que é o que normalmente acontece cá por casa. Ora isto é mais que suficiente para deixar a rede lenta.
O que algumas pessoas fazem para evitar este problema é baixar a qualidade de visualização. No entanto se não estiver a utilizar o computador para downloads ao mesmo tempo e em que necessite mesmo da velocidade, não deverá fazê-lo. Afinal de contas todos queremos tirar o máximo partido da resolução da TV.
Câmaras de segurança
Muitas pessoas têm câmaras de seguranças em casa, sejam as do Google Nest ou outras quaisquer, não se apercebem do que podem gastar. Mas a verdade é que gastam mesmo muito tráfego. Sobretudo porque vários modelos recorrem à cloud para armazenarem as gravações.
As novas câmaras Nest, por exemplo, podem usar entre 100 a 400 GB por mês e por câmara. Assim não é de estranhar que atrasem a velocidade de rede.
Actualizações do Windows
O Windows, por defeito, utiliza um sistema peer-to-peer para optimizar as actualizações. Ou seja, os computadores com Windows ligam-se entre si com um único propósito, para partilhar rapidamente os dados de actualizações do Windows através da Internet.
As pessoas que querem manter toda a largura de banda talvez queiram desativar esta forma de partilha. Aliás há pessoas que desativam as atualizações automáticas do Windows para este efeito.
Actualizações Automáticas dos jogos
Mesmo que não jogue alguns tÃtulos que estão instalados não se esqueça que eles podem receber atualizações de forma automática, especialmente se as receberem através de algum serviço. A questão é que elas podem ser realmente muito grandes e em muitos casos nem sequer nos apercebemos de que os estamos a descarregar.
Só para ter uma ideia da dimensão muitas actualizações do Call of Duty, pesam frequentemente entre 10-30GB. Uma no ano passado até chegou a pesar 40GB.
Para que isso não lhe aconteça pode desativar as actualizações automáticas e passar a fazer tudo de uma forma manual. Tudo pela saúde da sua rede Wi-Fi.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!