Doce, docinho ou o pacote inteiro? É fundamental ter alguma defesa contra episódios de “fome emocional”. Quando inconscientemente nos apetece meter uma meia preta com buracos na cabeça… E assaltar a despensa ou frigorÃfico sem que ninguém se aperceba!
Saber o que comer quando nos vamos auto-sabotar.
Não desespere, há solução!
É fundamental ter noção se a sua ‘fome emocional’ está mais dirigida a uma tristeza emocional ou, pelo contrário, a um stress profissional.
Dito isto, há que entender em que situação está!
Se se encontra num desespero emocional e tudo o que deseja é algo doce! Algo que o aconchegue, nesse caso encontra-se na situação 1.
Por outro lado, se está nervoso ou ansioso e quer trincar, seja o que for, por exemplo se lhe apetece umas bolachas (e não tanto um gelado), definitivamente está na situação 2.
Seguimos então para as alternativas:
Situação 1
Para quem está numa fase mais emocional e triste, há que ter mais amor próprio e não se culpar tanto! Dê-se à liberdade de comer uma alternativa docinha sem ter culpa.
- Chocolate sem açúcar: É adoçado com maltitol e compra-se na maioria das grandes superfÃcies, na área saudável, com bastante facilidade. Há várias linhas, com amêndoa, de leite, preto, etc…
- Iogurte magro com canela e 3 bolachas sem açúcar: Esta alternativa é espetacular, uma vez que vai “imitar” um doce. A dose decide você, visto que depende do momento em que está. É recomendado que a bolacha seja sem açúcar para não estimular a insulina. Por fim, o acréscimo de canela é fundamental porque é fonte de polifenóis que tendem a melhorar a sensibilidade à insulina.
É ainda de realçar que nesta situação, comer comidas quentinhas como sopa ou um prato de comida, têm bons resultados! A comida quente proporciona um conforto que numa situação de tristeza é benéfico.
Fazer umas papas de aveia com por exemplo chocolate sem açúcar é de experimentar!
Situação 2
Para aqueles momentos de stress, falta de tempo e também zangas no trabalho. Em suma, quando há a vontade de cerrar os dentes e ser uma trituradora de comida! O meu conselho é não esquecer de trincar.
- Bolachas de arroz
- Frutos secos
- Sementes de girassol, abóbora
- Tremoços
Conselho adicional: É o hipotálamo que regula a fome e sede deste modo, muitas vezes confundimos fome com sede! Por isso, antes de mais, beba 2 copos de água!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!