Já falta muito pouco para o MWC (Mobile World Congress), a maior feira de smartphones do mundo, onde normalmente são apresentados os topos de gama da Samsung, Huawei, Nokia, LG, Xiaomi, Sony, entre outras.
Depois da CES vem a MWC
Depois do início do ano termos visto as tendências tecnológicas na CES. Chega a altura de começar a pensar na maior feira de smartphones do mundo, a MWC 2018. Podem marcar no calendário de 26 de fevereiro a 1 de março em Barcelona. Nesta feira vamos poder ver o que as pequenas e grandes fabricantes de smartphones têm para oferecer.
Com o aproximar da data começam o rumores e as fugas de informação, e é mesmo isso que vamos abordar aqui. Deixo vários links para saberem mais informação de cada detalhe.
Samsung
A maior empresa de smartphones do mundo é sempre a que desperta mais curiosidade. O ano passado a marca sul-coreana decidiu não apresentar o seu topo de gama na feira. Reservando posteriormente um evento próprio para a ocasião.
Na edição de 2018 o caso vai ser diferente, espera-se que a empresa apresente o seu novo Samsung Galaxy S9 e S9+ no dia de abertura. Estes dois novos dispositivos devem vir com algumas melhorias a nível de design e na câmara. Tal como o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 845.
A empresa pode muito bem não ficar por aqui e apresentar o sucessor do tablet Samsung Galaxy Tab S3.
Huawei
A Huawei continua a sua escalada para o topo da melhor marca de smartphones. Depois da apresentação da sua série Mate, podemos agora esperar as novidades da série P. Os rumores indicam que a marca vai apostar nos nomes Huawei P20, P20 Plus e P20 Lite.
As novidades nesta série podem chagar a nível de design e na câmara, detalhes onde as marcas mais tentam inovar. No design fala-se que poderá vir com uma monocelha parecida à do iPhone X, o que podia trazer novos recursos. Em relação à câmara a inovação pode passar por acrescentar mais uma lente na traseira, ficando assim com 3. O seu processador quase de certeza que deverá ser o kirin 970 que encontramos no Mate 10.
Atualização:
A Huawei é das empresas que recai mais dúvidas sobre o que irá apresentar na MWC. Há rumores que indicam que a empresa pode não apresentar os seus novos topos de gama na feira. Deixando as atenções todas para o Samsung S9, para depois fazer um evento posterior e apresentar a sua linha P.
O ano passado a empresa apresentou também a segunda geração do seu smartwatch o seu Watch 2 e Watch 2 Classic. Este ano ainda não tivemos nenhum rumor acerca de uma nova geração, mas não quer dizer que a marca não nos surpreenda.
Sony
A Sony tem muito por onde inovar, visto que se tem mantido no mesmo design já alguns anos. O ano passado apresentou o seu Sony Xperia XZ Premium com ecrã 4k e Super câmara lenta a 960 fps. Apesar de ser um bom dispositivo, não teve o sucesso desejado, como vem acontecer desde o Z3.
Este ano a marca japonesa tem de arriscar e apostar forte, se quer voltar a ter sucesso. Para tal deve seguir as tendências do mercado, apostando no que deverá ser o Sony Xperia XZ Pro. Deve ser o primeiro smartphone da marca com um ecrã OLED 18:9 e com um conjunto de dupla câmara traseira. O novo processador deverá ser o mesmo que quase todos topos de gama, o SD 845.
Nokia
O ano passado foi o ano do regresso da conhecida Nokia ao mundo mobile. Renasceu das cinzas e tem conquistado os utilizadores, apesar de ter jogado pelo seguro com o seu Nokia 3, 5, 6 e 8. Além do conhecido 3310, que poucas parecenças tem com a versão nostálgica.
Ainda não se sabe muito sobre o que a marca anda a tramar, mas afirmou que queria impressionar, mas fala-se de um Nokia 1, 6(2018) e 9. Este último será um verdadeiro topo de gama, para combater as grandes marcas do mercado. Enquanto que o Nokia 1 deverá ser um smartphone de gama baixa, podendo mesmo vir com Android Go.
Ainda existem os rumores de um Nokia 10, mas este só deverá ser apresentado em setembro.
Xiaomi
A Xiaomi é outra marcar chinesa que tem evoluído ano após ano, e que cada vez tem mais seguidores.
Ainda não temos a certeza se a marca vai apresentar o seu topo de gama, Mi 7 na MWC, mas a probabilidade é grande. O que terá mais probabilidades de ser apresentado é o irmão maior, o Xiaomi Mi Max 3 e a sua super bateria, que deverá ter uma dupla câmara traseira.
Atualização:
Sabemos que a Xiaomi vai comparecer na MWC, o que vai apresentar é que continua uma incógnita. Além dos rumores do Mi 7 (que poderá não ser apresentado na feira) e do Max 3, poderá aparecer também um Mix 2S. Esta nova versão do Mi Mix 2 foi falada por aparecer umas alegadas imagens online, supostamente falsas. Estas imagens mostravam um design frontal muito parecido ao iPhone X, com a sua monocelha. Mas como não há fumo sem fogo, podemos muito bem ter surpresas interessantes.
Marcas sem grandes revelações
LG – a LG deverá ser a grande ausente do palco principal. Os rumores indicam que a empresa está a passar por uma fase de análise, parando mesmo a produção atual do G7, que só deverá ser apresentado em abril.
Atualização:
Apesar de não ser apresentado o G7, os rumores indicam que a LG poderá apresentar um V30+‘α’. Esta nova versão do V30 pode vir com funções de inteligência artificial, provavelmente centrada no Google Assistant. Mas ainda nada foi confirmado, por isso não fiquem muito entusiasmados.
Alcatel – a marca apresentou a sua nova linha de 3 novos smartphones na CES, por isso é pouco provável que faça uma grande revelação.
Atualização:
Foi na CES que a empresa apresentou a sua nova linha de smartphones, o Alcatel 1, 3 e 5. Mas ao que tudo indica a marca vai marcar presença na MWC, o que pode indicar algumas novidades por anunciar. Os rumores apontam para pelo menos uma variante do modelo 3, que pode ter o nome de 3V.
Alcatel 3V: 6in IPS 2160×1080, MT6737 1,45 GHz quadcore, 2/16GB, 16+2 MP rear cam, 8 MP front cam, Dual SIM+SD, 802.11n Wi-Fi, Cat.4 LTE, BT4.2, 3000mAh battery, MicroUSB, FP reader, 8,05mm thickness, 169g, ~179 Euro pic.twitter.com/d2liNED0g0
— Roland Quandt (@rquandt) 16 de janeiro de 2018
Asus – toda a linha Zenfone 4 foi apresentada na segunda metade do ano passado, por isso esta é outra marca que não deve apresentar algo de perder a cabeça.
BlackBerry – esta marca anda um pouco longe das tendências e dos utilizadores normais, como tal deverá só apresentar o sucessor do BlackBerry KEYone.
Motorola – com os rumores a preverem 7 novos modelos, é muito provável que a marca apresente algo na MWC. Mas de tantos modelos o que poderia chegar ao palco principal poderia ser o Moto G6 e G6 Plus, mas não é algo em que eu acredite.