Atenção: sabe tudo o que esconde realmente uma VPN?

Quando utiliza uma rede privada virtual (VPN), a sua atividade na Internet torna-se mais privada. No entanto nem tudo desaparece. Saber o que uma esconde uma VPN e o que não esconde pode ajudá-lo a tirar o máximo partido desta ferramenta de privacidade e segurança.

Endereço de IP

Quando se liga através de uma VPN, a primeira coisa que fica escondida é o seu endereço IP. O seu endereço IP serve como um identificador digital, ligando a sua atividade online à sua localização física e ao seu fornecedor de serviços Internet (ISP). No entanto, com uma VPN, o seu endereço IP real é substituído por um do servidor VPN, tornando difícil para os sites, anunciantes e outros identificarem a sua verdadeira localização.

Os sites que visita

Outra área crítica que uma VPN oculta é a sua sessão de navegação atual. Normalmente, quando está online, o seu ISP e outros operadores de rede podem ver quais os sites que visita, quanto tempo permanece e com o que interage. Uma VPN encripta estas informações, ocultando a sua atividade de olhos curiosos, de modo a que apenas o fornecedor da VPN possa ver os seus dados de navegação.

Esta proteção é especialmente valiosa em redes Wi-Fi públicas, onde a segurança da rede é frequentemente fraca, tornando as suas ações online vulneráveis a interseção. Uma VPN protege os seus dados, ajudando a evitar que hackers ou bisbilhoteiros interceptem informações sensíveis, como palavras-passe ou detalhes financeiros.

No entanto, uma VPN não esconde tudo

As informações do seu dispositivo como o modelo, o sistema operativo e alguns metadados permanecem visíveis para os sites que visita. Os sites utilizam estas informações para ajudar a personalizar a sua experiência, mas também podem utilizá-las para criar uma impressão digital para fins de rastreio.

Embora o seu histórico de navegação esteja escondido da maioria dos olhares externos, tudo o que faz enquanto está ligado a contas online, como as redes sociais ou o correio eletrónico, continua a ser rastreável dentro dessas plataformas. Isto deve-se ao facto de estes sites rastrearem a atividade através de logins de contas e não apenas de endereços IP. Assim uma VPN, por si só, não os impedirá de monitorizar cliques, visualizações e outras interações.

Além disso, uma VPN não bloqueia os cookies, que os sites usam para rastreá-lo em diferentes sites, a menos que você tome medidas adicionais, como limpar o cache ou usar um modo de navegação privada.

Como é que uma VPN protege os seus dados?

Uma VPN cria um túnel seguro e encriptado entre o seu dispositivo e o servidor VPN, transformando os dados que envia e recebe em código codificado. Esta encriptação impede que terceiros, como ISPs, hackers ou mesmo certas agências governamentais, leiam ou recolham os seus dados enquanto estes viajam pela Internet.

Quando se liga a um site através de uma VPN, o pedido de dados passa primeiro do seu dispositivo para o servidor VPN. Aí é encriptado utilizando protocolos como o OpenVPN ou o WireGuard. Ambos foram concebidos para elevados níveis de segurança. O servidor VPN reencaminha o pedido para o sítio Web, pelo que o seu endereço IP e a sua localização ficam ocultos durante todo o processo.

Uma vez que esta ligação encriptada mantém a sua atividade segura, os piratas informáticos têm mais dificuldade em interceptar qualquer informação. Mesmo que consigam entrar na sua rede. Este tipo de segurança é especialmente benéfico se estiver a lidar com informações sensíveis, seja numa ligação pública ou mesmo na sua rede doméstica privada.

Embora uma VPN melhore a sua privacidade online, ocultando o seu endereço IP e protegendo os seus dados, não proporciona um anonimato completo. Seja como for não deixa de ser uma ferramenta importante.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também