A Sony é uma empresa Japonesa gigantesca, que muito provavelmente já esteve presente em sua casa na forma de colunas, TVs, auscultadores, ou até mesmo na forma de consolas tal é o sucesso da gama PlayStation que já vai na sua quinta geração.
No entanto, como deve saber, no mundo dos smartphones, a gigante Japonesa tem tido dificuldades sérias.
Um tema interessante, porque apesar dos aparelhos não se venderem, são sempre alvo de reviews muito positivas. Aliás, na Leak.pt, já tivemos a oportunidade de testar vários aparelhos Sony Xperia, e a experiência é sempre muito positiva, e na verdade muito similar aos produtos das restantes marcas ‘premium’ do mundo Android.
Então… Qual é a razão para a Sony não ter sucesso? E talvez mais importante que isso… O que é necessário para dar a volta à situação?
Portanto, é inegável que a Sony apostou demasiado e demasiado tempo na sua própria filosofia de design ao apresentar smartphones ‘quadrados’ que os utilizadores simplesmente não gostavam. Mas isto já não é verdade!
Se por acaso tem estado atento aos últimos lançamentos da Sony, os recentes Xperia 1 II e Xperia 5 II são aparelhos atuais, muito poderosos, e no caso do Xperia 5, até cobre um segmento de mercado que quase ninguém aposta, o mundo dos smartphones compactos poderosos e premium.
Contudo, a Sony falha numa parte muito importante… Datas de lançamento e disponibilidade no mercado!
Os Xperia mais recentes foram capazes de arrebatar os especialistas e consumidores, no entanto, em alguns casos, demoraram mais de 6 meses a chegar ao mercado, sofrendo ainda de poucas quantidades disponíveis.
Aliás, temos o exemplo de um dos mais populares YouTubers deste segmento, MKBHD, que recebeu o seu Xperia 1 II 4 ou 5 meses depois do lançamento. Pois bem, como deve imaginar, o mundo da tecnologia vive do momento.
Além de tudo isto, o preço tem de ser mais baixo para voltar em força!
Sim, a Sony tem alguns problemas, mas também tem muita qualidade para oferecer. Assim, se a gigante Japonesa quer mesmo voltar em força a este mercado, o rumo é muito simples… Conquistar os consumidores com qualidade a preços apelativos!
Em suma, por que razão irá um consumidor escolher um Xperia 1 II em detrimento de um Note 20 Ultra ou Galaxy S21? Especialmente quando os preços são tão similares e a Samsung é mais popular e em boa verdade, considerada mais ‘Premium’ aos olhos dos consumidores.
É inegável que os produtos Sony têm uma ‘taxa Sony’ no seu preço. Algo que poderia fazer sentido no passado em alguns mercados. Mas que em 2021 não faz qualquer sentido no mundo Android, quando a concorrência é tanta, e a guerra de preços já existe em todas as gamas.
Consegue imaginar um smartphone Sony Xperia com um SoC Snapdragon 888, um ecrã OLED com toda a qualidade Sony, todas as tecnologias multimédia da gigante Japonesa, a um preço significativamente inferior a qualquer Huawei, iPhone ou Samsung Galaxy topo de gama? Seria simplesmente brutal para o consumidor!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.