Numa altura em que comprar um PC novo não é uma tarefa fácil, temos muito boa gente a tentar estender ao máximo a vida da sua máquina atual. Aliás, desde que muito boa gente foi enviada para o tão famoso teletrabalho, que temos muitas máquinas ‘idosas’ a desenrascar muitos utilizadores.
Dito isto, o que é mais importante num PC, a idade e tipo das drives de armazenamento, ou a idade do processador (CPU)? Bem, normalmente, o bottleneck está sempre na capacidade de transmissão de dados, ou seja, no armazenamento e memória.
O que afeta mais um computador, o disco ou a idade do CPU?
Portanto, normalmente, a melhor atualização que pode fazer a um PC ‘velhote’ é a troca de um HDD por um SSD, ou então um upgrade na memória RAM, ao aumentar a sua capacidade e se possÃvel velocidade. No entanto, temos muito boa gente que fica logo a pensar que é necessário fazer um upgrade mais profundo, o que claro está, inclui trocar o processador. Algo que na maioria das vezes, implica trocar também a motherboard.
Dito isto? A resposta à pergunta do tÃtulo não é fácil, visto que tudo depende de “quão velho estamos a falar?” Mas também do uso que pretende dar à máquina.
Ou seja, temos de olhar para a teoria do barril! O que é isto pergunta você?
Pois bem, a quantidade de água que um barril consegue ter ou aguentar, depende do tamanho da peça de madeira mais pequena. Em linguagem mais prática, um computador é a soma das suas partes, por isso, se uma delas for extremamente velha (obsoleta), todo o sistema irá parecer uma tartaruga. É aqui que tem de pensar até onde quer ou pode investir para manter uma máquina ‘viva’.
Dito isto, no mundo real, mesmo que tenha um CPU antigo, se o seu PC continua a contar com um disco rÃgido de 5400RPM ou 7200RPM, a melhor ideia é sempre mudar para um SSD. Isto porque irá afetar toda a performance da máquina, visto que o PC será capaz de utilizar o novo armazenamento super rápido como memória virtual (memória RAM). Esta solução irá dar uma nova vida a qualquer PC, e irá tornar um computador ‘tartaruga’ numa máquina de trabalho. Se por ventura quiser jogar, é preciso analisar melhor a situação.
Em suma, se o CPU for mesmo muito antigo, e os restantes componentes já tenham visto pelo menos dois tÃtulos do Sporting… O melhor é mesmo não continuar a investir dinheiro nesta máquina, e optar pela compra de uma totalmente nova. Sim, mesmo tendo em conta a crise de componentes atual.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!