O primeiro Carro Solar já está a ser produzido!

Ainda se lembra do Lightyear 0? Um carro que teve o seu conceito original anunciado em 2019? Estamos a falar de um carro “solar”! O que é isto? Bem, é um automóvel elétrico que partilha a mesma exata base dos restantes EVs, mas que prefere aproveitar a luz do sol para se movimentar, tudo graças aos muitos painéis solares instalados na sua carroçaria.

O Lightyear 0 já começou a ser produzido, e custa a “apenas” a módica quantia de 262 mil dólares.

O primeiro Carro Solar está prestes a chegar à Europa!

Portanto, isto é uma tecnologia ainda um pouco estranha, especialmente quando estamos a meio de uma revolução elétrica gigantesca, toda ela baseada à volta de baterias de grandes dimensões/capacidade, e postos de carregamentos rápidos espalhados pelas ruas.

É também um pouco estranho ver um automóvel a ser lançado com uma autonomia de “apenas” 480 quilómetros (segundo o ciclo de teste EPA). Ainda assim, a verdade é que toda esta aposta, pode resultar em algo muito interessado a médio/longo prazo.

Onde pode comprar este “Carro Solar”?

Bem, o Lightyear 0 é por enquanto um exclusivo do mercado Europeu. Mas é esperado que à medida que o nível de produção aumente, a fabricante se comece a concentrar noutros mercados.

Contudo, antes disso, é importante baixar custos de produção, para claro está, também baixar o preço do produto final. Ao fim ao cabo, não é qualquer um que pode comprar um carro a chegar aos quase 300 mil euros.

Como é que tudo funciona?

O Lightyear 0 é um carro solar, mas na sua base, é também um carro elétrico mais ou menos tradicional que pode ser carregado como qualquer ID.3, Tesla, etc… Sendo exatamente por isso que conta com uma bateria de 60kWk, que pode ser carregada, mas também está conectada a 5 metros quadrados de painéis solares, espalhados na sua grande maioria pelo capô e tejadilho.

Dito tudo isto, num mundo perfeito, com acesso a muita luz solar, este veículo pode movimentar-se de um lado para o outro, durante meses, sem nunca tocar num carregador tradicional. Como assim? Segundo a fabricante, o Lightyear 0 consegue carregar a 1.05kWh, o que em termos de autonomia propriamente dita, significa cerca de 10 quilómetros por hora.

Parece pouco? É porque é. Um carregador tradicional ‘caseiro’, carrega a 2.1kWh, oq ue também é manifestamente pouco. A grande diferença aqui é que enquanto um carro elétrico, ou híbrido, tem de estar parado e ligado à ficha doméstica, o Lightyear 0 está sempre a carregar qualquer coisa, seja estacionado na rua, ou em andamento. Onde há sol, há carregamento.

Como deve imaginar, tudo isto é mais uma promessa, e um gimmick, do que um produto sério. Ainda assim, com algum desenvolvimento em cima, esta aposta da Lightyear pode evoluir para algo perfeitamente comum no mundo elétrico, daqui a alguns anos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também