A OnePlus tem vindo a lançar alguns teasers referentes ao seu novo smartphone há semanas. Agora que chegou o OnePlus 13, este equipamento tem tudo para ser um dos grandes equipamentos do ano. No entanto este dispositivo que acaba de ser oficializado na China desilude num ponto.
O design do novo equipamento sofreu alguns ajustes face ao OnePlus 12. Por um lado, o controlo deslizante de alerta ainda está presente, mas agora temos extremidades planas e um compartimento circular da câmara traseira. A maior atualização relacionada com o design tem de ser as classificações IP68 e IP69, tornando este o primeiro topo-de-gama OnePlus resistente à água desde o OnePlus 10 Pro. Esperamos que esta classificação IP se aplique tanto às variantes de operadora como às desbloqueadas.
Processador
O OnePlus 13 aposta no processador Snapdragon 8 Elite, e a OnePlus diz que o chip e o Color OS 15 oferecem a experiência mais suave no Android.
Autonomia
O OnePlus 12 já apostava numa bateria de 5.400mAh. Ou seja, maior do que a que encontramos no Galaxy S24 Ultra e no Pixel 9 Pro XL. O OnePlus 13 foi ainda mais longe e apostou numa bateria de 6.000mAh. A OnePlus diz que isto se traduz em 1,96 dias de uso. Depois de ficar sem energia, pode apostar no carregamento com fios de 100W e sem fios de 50W.
O OnePlus 13 também oferece carregamento magnético sem fios através de capas opcionais.
Ecrã
Entretanto destaca-se uma experiência de ecrã melhorada. A empresa afirma que o ecrã OLED de 120 Hz (QHD+) tem cores mais precisas e melhor visibilidade sob o sol. Entretanto a OnePlus afirmou anteriormente que o ecrã tem uma funcionalidade de alta taxa de atualização local que permite que diferentes áreas do ecrã funcionem com uma taxa de atualização diferente. Teoricamente, isso significa que um vídeo do YouTube pode ser executado a 30 Hz ou 60 Hz, enquanto a secção de comentários é executada a uma taxa de atualização mais baixa para aumentar a vida útil da bateria. Sem dúvida muito inteligente!
Fotografia é talvez o ponto mais fraco
No campo da fotografia não espere nada do outro mundo. Assim a nova versão aposta na câmara principal LYT-808 de 50MP que foi vista anteriormente no OnePlus 12. No entanto, a OnePlus trocou a câmara 3x de 64MP e a câmara ultrawide de 48MP do antecessor por uma 3x de 50MP (f/2,6, 1/1,95 polegadas, OIS) e uma câmara ultrawide de 50MP (campo de visão de 120 graus).
Estas câmaras traseiras oferecem a marca Hasselblad e captura de vídeo Dolby Vision 4K/60fps.
Sistema operativo
O novo telemóvel é alimentado pelo skin Color OS 15 sobre o Android 15, embora a OnePlus vá quase de certeza mudar para o software Oxygen OS 15 nos mercados globais.
Outras caraterísticas do OnePlus 13 incluem sensor infravermelhos, Bluetooth de longo alcance (até 400 metros), um sensor de impressões digitais ultrassónico no ecrã da Goodix, velocidades USB 3.2 Gen 1 e Wi-Fi 7.
Está disponível a partir de 632 Euros lá fora.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!