Os novos processadores Ryzen 5000 da AMD, baseados na arquitetura Zen 3, estão a surpreender na performance. No entanto, também estão a surpreender nas temperaturas a que conseguem chegar…
Ao fim ao cabo, temos exemplares a chegar aos 90~95ºC, o que é incrível e ao mesmo tempo preocupante! Afinal, estamos a falar de CPUs produzidos com o processo de 7nm.
- (Leak) Performance Ray-Tracing das novas AMD Radeon RX 6000
- Este é o preço das AMD Radeon RX 6800 e 6800 XT em Portugal!
O novo Ryzen 5600X chega aos 95ºC! Mas a AMD diz que é normal
Portanto, Robert Hallock da AMD já veio a público descansar os entusiastas, ao clarificar que estas temperaturas são normais nos chips baseados na arquitetura Zen 3, e que nada disto irá afetar o ciclo de vida do componente. Aliás, o executivo da AMD chegou ao ponto de dizer que os consumidores têm de mudar a forma como pensam, ou seja, de que temos de diferenciar o que é ‘mau’ ou ‘errado’ e o que é simplesmente ‘indesejável’. Afinal de contas, os novos Ryzen 5000 chegam a esta temperatura, porque conseguem chegar a esta temperatura! Desta forma conseguem manter frequências altas durante mais tempo, o que equivale a uma maior performance no dia-a-dia. Ora leia:
“Quero ser claro ao dizer que todos nós na AMD vemos temperaturas de 90ºC (5800X/5900X/5950X) e 95ºC (5600X) como normais e de encontro ao próprio design dos CPUs. A ideia sempre foi esta para chegar a novos níveis de performance.” Se é igual aos nossos rivais ou processadores baseados na arquitetura Zen 2? Não. Mas isso não significa que esteja mal, especialmente porque estamos a conseguir alcançar os resultados pretendidos.”
Em suma, segundo a própria AMD, não existem motivos para se preocupar. Ainda assim, talvez seja boa ideia comprar um bom cooler.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!